Empreendedor é aquele que assume os riscos e funda seu próprio negócio.

Administrador é o responsável por administrar um empreendimento.

O empreendedor geralmente tem paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis, transforma o ambiente onde vive e aceita assumir a possibilidade de fracassar.

Já os administradores ocupam funções e detém conhecimentos funcionais ou gerais. O que move o administrador é o dinheiro, já a motivação do empreendedor é a paixão, ele faz aquilo porque tem um objectivo maior, muitas vezes pessoal. O administrador é imediatista, quer os resultados para já. Ao contrário, o empreendedor é visionário, e enxerga o resultado de suas acções a médio e longo prazo. Por isso, a orientação estratégica do administrador guia-se pelos critérios de desempenho.

As capacidades e qualidades de um empreendedor

 Capacidade de empreender está em se antecipar a situações com iniciativa, ora mantendo-se firme e constante em seus planeamentos, ora flexível para renovar projectos, todavia, o empreendedor nunca deve estar sozinho.

 

Referência Bibliográfica

HUNTER, James C. – tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.