Actualmente, a ética assume uma impotência vital nas empresas, o mercado e a sociedade estão cada vez mais a tomar consciência das questões ética atentas as empresas que anos incluem a ética como parte integrante dos seus valores.

 

Hoje a sociedade rejeita e pune empresas que por exemplo, demonstrem falta de ética em relação ao meu ambiente, que agridam o mesmo e não seja ecologicamente correcta.

Conceito de ética empresarial

Sendo a empresa constituída por pessoas, o comportamento das empresas depende dos valores que orientam as condutas indivíduas dos seus dirigentes, empregados, accionistas e outros a ela relacionada.

Em muitas empresas, são criado códigos de conduta, também chamado condigam ética, que são seguidos no relacionamento quer interno, com os trabalhadores e accionistas, quer no externo, com os clientes, fornecedores, concorrência, o governo e a sociedade em geral.

Importância da ética empresarial

Hoje, no mundo dês negócios, a ética assume um papel muito impotente. Pelo mundo fora, são reportados casos de empresas que desistiram de negocio tanto com clientes como com fornecedores por estes demonstrarem falta de ética que no relacionamento entre empresas, que internamente, quer com a sociedade, meio ambiente e outros.

Na ética empresarial permite que internamente a empresa em harmonia, com seus trabalhadores, sócios, accionistas, assim como o meu social externo.

Ao preservar o meio ambiente, usar os recursos naturais de forma racional, sustentável harmonia, a empresa esta criar um bom ambiente com a comunidade, por outro lado, a oferta de bons e serviços de forma honesta contribui para esse reforçar esse mesmo ambiente.

O relacionamento estável com as autoridades governamentais e com outras empresas que actuam no mercado, impulsiona o desenvolvimento local e do pais.

Estando a ética empresarial relacionada com o ambiente interno da empresa, bem como com o ambiente externo, podemos dizer que as partes envolvidas na ética empresarial são;

Empregados, trabalhadores;

Clientes;

Empresas concorrentes;

Sociedade, comunidade, na qual a empresa esta inserida;

Sócios/accionistas;

Fornecedores;

Governo.

Ética empresarial para com os trabalhadores

As pessoas são o recurso mais valioso de uma empresa. Quando se trata bem os empregados, estes não quererão deixar o seu emprego e a empresa acaba por ganhos por mantê-los, evitando por exemplo, custos com a formação de novos trabalhadores.

O empreendedor pratica a ética em relação aos empregados quando oferece;

Remuneração justa – em relação ao trabalho executado pelo empregado ou ao valor do rendimento que ele gera para a empresa;

Boa condições de trabalhos fornecendo aos trabalhos matérias e equipamento necessários para execução dos trabalhos, criando condições favoráveis a segurança e fornecedor aos mesmos, quando a natureza do trabalho assim o exige, roupas de protecção, luvas, óculos protectores, mascaras e outros.

Respeito – a empresa deve respeitar os empregados pelos contributos que dão, por exemplo, um chefe não deveram chamar atenção a um empregado em frente dos colegas, mas sim em particular, de modo a não desmoraliza-lo em frente dos colegas ou mesmo subordinados. Empregados bem tratados são uma mais-valia para a empresa porque tendem a permanecer mais tempo na mesma, reduzindo os custos de treino e formação, por exemplo de um novo empregado.

Estica empresarial para com os sócios e accionistas

Por vezes, uma empresa tem vários proprietários. No caso de ter accionistas, estes detêm a propriedade mas a gestão da empresa e efectuada por outros, os gestores. Nestes caso, os gestores deverão ser ética efectuada uma boa gestão da empresa, divulgando e apresentando aos accionistas os dados reais da evolução do negócio a nível financeiro, por exemplo, mostrando os resultados financeiros obtidos e se existirem lucros, deverão comunicar aos accionistas ou proprietários da empresa, qual o destino a dar aos mesmo.

Ser honesto – não efectuar negócios nos quais obtenham vantagens pessoais e que prejudiquem a empresa.

Ética empresarial para com os clientes

a empresa que demonstra ética no relacionamento com os clientes terá a vantagem de assegurar os clientes , mantendo-os fieis e como consequência de médio e longo prazo, ira incorporar este factor ao seu marketing .

Deste modo, a ética em relação aos clientes inclui;

Honestidade – no preço cobrado aos cliente na, qualidade do produto vendido ou serviço prestado, na quantidade e na entrega dos produtos comprados, no cumprimento dos prazos acordados para entrega das mercadorias, não vender produto cujo prazo já tenha expirado.

Cortesia – atender os clientes educação, ser paciente e sincero com o mesmo. Clientes bem tratados, raramente mudam de fornecedor de produtos ou serviços, pelo contrário, tem tendência a manter-se fieis pois sentem que são acarinhados e que a empresa preocupa-se com ele, vendo – os não só como cliente, mas também como parceiros de negocio.

Responsabilidade significa realizar um negócio e cumprir as obrigações a ele subjacente, por exemplo, se ficar acordado que o prazo de entrega da mercadoria seja de cinco dias, este prazo deve ser cumprido e não excedido.

Ética empresarial para com os fornecedores

Ao adquirir os seus produtos, quer sejam produtos acabados, como por exemplo um televisor para revender, quer um produto para inclusão no processo de produção de seu produto, a empresa devera ter sempre a ética.

Fornecedores que não respeitem o meio ambiente, que utilizem o trabalho infantil no processo de fabrico, que estejam ligados a escândalos, não devem ser elegíveis como parceiros de negócio.

 

Referencias

http://mscompetitivo.org.br/uploads/mscompetitivo/files/1500905548o_que_e_etica_empresarial.pdf;

http://livros01.livrosgratis.com.br/cp002414.pdf;

http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/proeja/etica_rel_interp.pdf.