Silício (S1), que em latim significa “pedra dura”, é o segundo elemento mas abundante da terra, perfazendo 25,7 do peso da desta.

O silício na natureza não se encontra no estado livre, mas na forma combinada esta presente na argila, não feldspato, no granito, no quartzo e na área, surgindo, normalmente nas formas do dióxidos de silício ou sílica (SiO2) e do silicato.

Descoberto por Jons Jacob Berzelius em 1823, este elemento ocorre muito pouco nos organismos vivos, excepto em alguns organismos marinhos, como as radiolarias, as esponjas sílicas e as algas diaromites que acumulam grandes quantidades de silício.

Propriedades físicas e químicas do silício

Tal como vimos que, o carbono, o silício também a presente quatro electrões na ultima camada. Porem, os seus electrões encontram se mas afastadas do respectivo núcleo, memos atraídos por estes comparativamente aos electrões do carbono.

O silício é um semimetal. Na tabela periódica encontra se no limite dos metais, tendo a sua esquerda o alumínio (mental), a sua direita o fósforo (não metal) por baixo o germano (semimetal).

As propriedades desses são intermédios em relação as do carbono e do germano.

A rede cristalina do silício é semelhante a do diamante, as ligações entre o átomo mantém a mesma estabilidade que as do diamante. Ao contrário o diamante, o silício conduz a corrente eléctrico quando aquecido ou quando contem algumas impurezas. Estas propriedades permitem que seja usado como principal componente da maioria dos semicondutores.

 Na produção do semicondutor incorporam se átomos de elemento de uma outra valência na rede cristalina do silício para criar um excesso ou uma deficiência de electrões e melhorar, as propriedades semeadoras deste. Consoante o elemento incorporado, produzem se cristais com propriedades eléctricas muito especifica.

A temperatura ambiental é um elemento relativamente inerte, combinando se somente com flúor quando aquecido reage com oxigénio, o enxofre e o halogénio. Também reage energeticamente com a base (hidróxidos,), mas não reage com ácido, homérico.

Si(S)˖ 2F2(g)——- SLT4(g)

SL(S)˖O2(g)—————–SLO22(s)

Si(S)˖2CL2(g)———-SiCL4(g)

SiO2(S)˖2NaOH(aq)——Na2SiO(aq)˖HO(l).

Si(S)˖4HS(aq)—————SiF4(g)˖2H2(g).

0btencao do silicio

O silício é obtido pela redução do dióxido do Sílvio, resultado da combustão do claque em fornos eléctricos, ou pela reacção de magnésio com área fina a alta temperatura com a presença do ar.

SiO2 (s)˖2C (s)————–Si(l)˖2CO(g).

SiO2(s)˖2Mh(s)————–2MgO(S)˖Si(s).

Aplicação do silício

Os cristais do silício de alta pureza caracterizam se por uma baixa condutibilidade. Contudo, a introdução pureza na sua estrutura básica aumenta muito na condutibilidade, tornando no  dos elementos mais usados no fabrico de semicondutores, transístores circuitos células fotoeléctrica.

Os aparelhos construídos em silício do suportar temperaturas na ordem dos 2,500°c.

Propriedades físicas e química e aplicações

Átomos de silício; ligação co-valente, átomo de magnésio.

Dioxina de silício (ou qua alerto ou sílica), de forma química SIO2, e uma substância splida de defeque função que se pode encontra na natureza em forma cristalina ou na forma amorfa. A forma amarfa e um estado em que o estado apresenta forma irregular, ou seja, não apresenta uma estrutura própria, enquanto a forma cristalina e aquelai em que apre4senta uma estrutura definida e regular.

O dióxido de silício e o principal componente do silicone.

Na natureza, o dióxido de silício cristalino encontra se na forma que conhecemos como quartzo MINERAL). E a partir de grãos de quartzo que se forma a área comum.

O dióxido de silício amorfo e menos abundante na natureza.

Possui propriedades ácidas, mais não reage com água nem com ácidos, excepto o ácido fluorídrico, originando neste coso particular, fluoreto de silício e água. Também reage com bases formando silicatos.

SIO2(S)+4HF(AQ) → SIF4(G)+2H₂O(L)

2NAOH(AQ)+SIO2(S) → NA₂SIO₃+H₂O(L)

Silicatos – ocorrência na natureza e sua importância

Os silicatos são compostos formados pela substituição de átomos de hidrogénio dos deferentes ácidos silícicos – Acido ortossilicico (H₄SIO₄) é ácido metacilicico (H₂SIO₃) – por metais. Os silicatos são sais dos ácidos de silícico. A excepção dos silicatos de sódio e de potássio, os restantes silicatos são insolúveis em agua.

Estas substâncias podem encontrar se na natureza sob forma de argila e pedras preciosas, como, por exemplo, Esmeraldas e águas mareinhas.