Definição do tema
Tema consiste na determinação do assunto que deseja desenvolver. Pode surgir uma dificuldade de trabalho, preferência do tema indicação do orientador, interesse científico, atendimento de normas obrigatórias, como trabalho de conclusão de curso” (MARCONI, 2001:43).
A escolha e definição do tema é vista como a primeira etapa da sua elaboração mediante a realização dos estudos preliminares que facultarão verificar se a temática em causa já foi desenvolvida no âmbito teórico ou pratico, e se existem outras pesquisas realizadas e se o assunto é de pertence à teoria escolhida. Face à escolha do tema é necessário ter uma ideia clara do problema que se quer desenvolver ou provar, isto é, do objecto de estudo da pesquisa ou da central do trabalho, o tema responda à questão: o que será explorado?
A escolha de um tema que esteja ligado à área de atuação profissional, ou que faca parte da experiencia pessoal do estudante, torna o trabalho de desenvolvimento monográfico muito mais interessante e eficiente” (LINTZ e MARTINS, 2000: 21).
Isto significa que pesquisando numa área já conhecida, partindo dos conhecimentos prévios, os mesmos poderão facilitar a interpretação de textos, ideias e também a busca de material bibliográfico.
A escolha do tema esta ligada na sua totalidade por apresentar de forma implícita uma finalidade que decorre de algumas inquietações como: apresentar e realizar um projecto de pesquisa para quê; o que se pretende demostrar com o desenvolvimento; o que se deseja conhecer mais em profundidade; que utilidade pode ter o aprofundamento dos conhecimentos, e por fim os objectivos de trabalho.
1.2. Predicados do tema
Formulado o tema para a pesquisa científica deve se atender simultaneamente, três principais requisitos que são:
- A viabilidade: está relacionado as evidências empíricas que permitem observações e validades dos possíveis achados da investigação.
- A importância: o tema é importante quando de alguma forma responde à questão que polariza, ou afeta a sociedade.
- Originalidade: um tema é original quando há indicadores que seus resultados irão causar alguma surpresa, ou seja, a se há possibilidades de encontrar novos resultados ainda não disseminados no ambiente cientifico-profissional.
2. Delimitação do tema.
…A designação do tema a desenvolver pressupõe, desde logo, a delimitação do tema do âmbito da investigação que se deve fazer, ou seja, condicionam a definição do objecto de estudo que se traduz na enumeração dos itens subjacentes ao próprio tema” (FERNANDES, 1995:30).
Para delimitar o tema exige-se uma criatividade, que visa analisar o tema e definir sob que perspectiva, ponto de vista o assunto será focalizado, pois, quanto mais se restringe o campo, melhor e com mais segurança poderá realizar com exatidão o trabalho.
Com isto, torna-se claro que a delimitação do tema consiste em fixar é especificar os limites da extensão do objecto, espaço-tempo e selecionar um tópico ou parte a ser focalizada, a pesquisa pode restringir-se a uma cidade ou a um determinado ano.
A delimitação do assunto está estreitamente relacionada com os meios de que se dispõe para realizar a pesquisa, dependendo do tipo de pesquisa científica. Uma vez delimitado o tema, ou restringido o campo de investigação, ai estará a melhoria e segurança no trabalho. Se o tema não for bem delimitado pode completamente destorcer o trabalho com isso MARCONI (2001), aponta que escolher o tema implica:
- Escolher um assunto de acordo com as inclinações, as aptidões e as tendências de quem se propõem a elaborar um trabalho científico;
- Encontrar um objecto que merece ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa;
- Inovar em assuntos já abordados de modo com que tenha uma contribuição na vida da sociedade.
2.1 Exemplos da escolha dos temas e suas delimitações
- O resgate da tradição enquanto pressuposto para uma identidade em Stuart Hall;
- O sentido e o valor da história em Nietzsche;
- A fundamentação da compreensão do conceito história em Fukuyama;
- O problema da legitimação dos problemas endógenos a luz do pluralismo metodológico em Feyerabend;
- A intersubjectividade do conhecimento enquanto pressuposto para a legitimação dos saberes periféricos em Sousa Santos.
3. Justificativa
Uma vez definido e delimitado o tema da pesquisa, segue-se por considerar um dos requisitos indispensáveis que permite a garantia do desenvolvimento ou não do projecto científico. Este identifica-se por justificativa.
É um item do plano de pesquisa que apresenta respostas a questão por quê, e de grande importância geralmente é o elemento que contribui mais directamente na aceitação da pesquisa pelas pessoas ou entidades científicos” (MARCONI, 2001:44).
Um projecto científico para que possa ser provada pela comunidade científica, o pesquisador deve reunir razões que justifiquem a escolha do tema, ou seja, deve apresentar motivos de ordem teórica e prática que tornam importante a realização da pesquisa.
Segundo Marconi, (2001:44), na justificativa, o pesquisador deve tomar em consideração a alguns pontos indispensáveis com vista a enfatizar:
- As contribuições teóricas que a pesquisa deve trazer;
- A importância do tema ponto de vista geral;
- A relevância do tema para casos particulares em questão;
- A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abrangida pelo tema proposto;
Conclusão
Desta forma, com o trabalho findo conclui-se que o tema é a detrminação do que será abordado dentro de um trabalho, é onde se responde o que explorar. Podemos afirmar que o tema é o espelho do assunto patente no desenrolar a investigação.
A delimitação do mesmo é onde se define o que explorar tendo em conta a época, o assunto e o enquadramento no actual, focalizando o assunto de forma a não tocar assuntos que nada tem a ver com o trabalho, por via disso é com o tema bem delimitado que encontramos o principal objectivo de um trabalho monográfico e por conseguinte os objectivos específicos.
A justificação do tema e feita de forma a persuadir e a responder a relevância da temática escolhida, deste modo, a justificação serve para dar a perceber o leitor o porque da escolha de um determinado assunto para uma abordagem actual e deve responder o porque da pertinência do assunto de um modo pratico e teórico trazendo exemplos actuais da determinada abordagem. Não devendo deixar de lado a relevância que a temática poderá trazer contribuindo para a mudança e desenvolvimento de uma determinada comunidade.
baixar o trabalho
Bibliografia
FERNANDES, António José. Regras para a Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto Editora, 1995.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientifica: para o curso de direito. 2. Ed.- São Paulo: Atlas, 2001.
LINTZ, Alexandre; MARTINS, Gilberto de Andrade. Guia para Elaboração de Trabalho e Conclusão de Curso. São Paulo: Atlas, 2000.