Por: Leonardo Américo Machava

DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

Bronquite


Bronquite é uma inflamação dos brônquios provocadas por substâncias irritantes, como o tabaco, a poluição do ar ou infecções. A inflamação provoca edema da mucosa que reveste os brônquios, aumento da produção do muco e diminuição da sua movimentação pelos cílios.

Em consequência o diâmetro dos brônquios diminui e a ventilação é dificultada. A bronquite pode progredir para o enfizema que é uma consequência da destruição das paredes dos alvéolos.

Enfisema


enfisema (“inflar”) e caracterizado pelo aumento permanente dos alvéolos, provocado pela deterioração das paredes alveolares. A doença e associada com mais frequência a inflamação cronica dos pulmões relacionada ao tabagismo e a maior atividade dos macrófagos pulmonares, cujas enzimas lisossómicas destroem as paredes alveolares e a elastina.

A inflamação cronica também leva a fibrose e os pulmões se tornam progressivamente menos elásticos, deixando a expiração difícil e exaustiva. Por razoes complexas, os bronquíolos se abrem durante a inspiração, mas colapsam durante a expiração, aprisionando enormes volumes de ar nos alvéolos. Isso aumenta o pulmão, leva ao desenvolvimento de um “tórax em barril” e achata o diafragma, diminuindo a eficiência ventilatória. O dano aos capilares pulmonares eleva a resistência no circuito vascular pulmonar, forcando o ventrículo direito do coração a aumentar por causa do trabalho demasiado.

Doença pulmonar obstrutiva cronica


A Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) faz parte de uma categoria de transtornos nos quais o fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões e difícil ou obstruído. Ela se refere sobretudo a bronquite crônica ou ao enfisema (ou a ambas as condições ocorrendo simultaneamente). Essas duas doenças compartilham certas características: os pacientes quase sempre têm uma história de tabagismo; tem a respiração dificil ou trabalhosa, chamada dispneia; a tosse e as infecções pulmonares ocorrem frequentemente; e a maioria das vítimas da DPOC acaba desenvolvendo insuficiência respiratória.

Escarlatina


A escarlatina: é provocada por um estreptococo (Streptococo pyogenes) e caracteriza se pela inflamação da faringe e febre. Frequentemente, também ocorre a inflamação das amígdalas e do ouvido medio. Se não for feito uma análise ao exsudado faríngeo (zaragatoa) esta infeção não pode ser diferenciada das causas virais da inflamação faríngea. As técnicas habituais, permite que se faça um diagnóstico rápido e os antibióticos são eficazes no seu tratamento.

Difteria


A difteria: é causada por uma bactéria (corynebacterium diphtheriae). Forma se uma membrana acinzentada na garganta que pode obstruir completamente as vias aéreas.

Constipação vulgar


A constipação vulgar: é o resultado de uma infeção viral. São sintomas os espirros, secreções nasais abundantes e congestão nasal. A infeção pode se estender facilmente, aos seios perinasais, às vias aéreas inferiores e ao ouvido medio. A laringite e as infeções do ouvido medio são complicações frequentes. A constipação vulgar tem uma evolução natural ate a recuperação em cerca de uma semana

Laringite


A laringite: é uma inflamação da laringe, particularmente das cordas vocais, e a bronquite é uma inflamação dos brônquios. As infeções virais ou bacterianas podem se estender a partir das vias aéreas superiores e causarem uma laringite ou bronquite. A bronquite é muitas vezes provocada pela inalação prolongada de ar que contenha químicos agressivos, como aqueles que se encontram no fumo do cigarro.

Tosse convulsa (pertussis)


A tosse convulsa (pertussis): é uma infeção bacteriana (Bordetela pertussis). A infeção provoca a perda dos cílios do epitélio respiratório. O muco acumula se e, as pessoas e infectadas tentam tossir para expelir o muco acumulado. A tosse pode ser violenta.

Tuberculose


A tuberculose: é provocada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) nos pulmões, a bactéria produz lesões, os tuberculomas. Estes pequenos nódulos contem macrófagos em degeneração e bactérias da tuberculose. Ocorre uma reação imunitária dirigida contra estes nódulos a qual provoca a formação de lesões aina maiores e inflamação. Os tuberculomas podem romper, libertando as bactérias que vão infectar outras partes do pulmão ou do corpo.

Pneumonia


Pneumonia: diz respeito a diversas infecções do pulmão. A maioria das pneumonias são causadas por bactérias, mas algumas são causadas por infecções a vírus, fungos ou protozoários. São sintomas, a febre, dificuldade respiratória e dor torácica.

Gripe influenza


A gripe influenza: é uma infecção viral da parede respiratória que não afecta o aparelho digestivo, apesar de, vulgarmente, os doentes referirem perturbações a este nível. É caracterizada por arrepios, febre, cefaleias e dores musculares, para além dos sintomas respiratórios.

Asma


A asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por constrição da traqueia e dos brônquios em resposta a diversos estímulos, determinando uma diminuição do calibre das vias aéreas e da eficácia da ventilação. São sintomas: pieira ou sibilos, tosse e dificuldade respiratória. Ao contrário de muitas doenças do aparelho respiratório, na asma, os sintomas revertem espontaneamente ou apos terapêutica.

Sinusite


Sinusite A inflamação dos seios paranasais, chamada sinusite, e provocada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Quando as passagens que conectam os seios paranasais a cavidade nasal ficam bloqueadas pelo intumescimento da mucosa nasal inflamada, o ar nas cavidades dos seios e absorvido nos vasos sanguíneos do revestimento mucoso, resultando em vácuo parcial e em cefaleia sinusal localizada sobre as áreas inflamadas.

Se a infecção persistir, o fluido inflamatório escorre da mucosa, enche o seio obstruído e exerce uma pressão positiva dolorida. A maioria dos casos de sinusite origina -se logo abaixo e na parte lateral da concha media, onde as aberturas dos seios frontal e maxilar e de um dos grupos de células etmoidais situam -se muito perto umas das outras e podem ficar bloqueadas simultaneamente. Os casos graves de sinusite são tratados por meio de drenagem e antibióticos.

Rinite


Rinite A inflamação da mucosa nasal, chamada rinite, e provocada por elementos como vírus do resfriado, bactérias estreptocóci Bronquite: é uma inflamação dos brônquios provocadas por substâncias irritantes, como o tabaco, a poluição do ar ou infecções.cas e diversos alérgenos. Essa inflamação e acompanhada por uma produção excessiva de muco, que resulta em congestão nasal, nariz escorrendo e gotejamento pós -nasal.

veja aqui

Referências bibliográficas


SEELEY, Rod R. et al. anatomia e fisiologia. Lusociência, 6a edição 2003.

VERONEZ, Djanira Aparecida da Luz. Aboradagem morfofuncional do sistema respiratório. 2019

MARIEB, Alaine et al. Anatomia humana. São Paulo, 2014