Filosofia


O pensamento filosófico é caracterizado pela reflexão, ou seja, a busca de algo por si mesmo por meio da especulação, examinando e analisando com cuidado. Ao definir a filosofia como reflexão ela se constitui como um conhecimento do conhecimento, isto é, filosofar é atuar sobre o próprio conhecimento científico, interrogando-o e problematizando-o.

A pedagogia é entendida como uma ciência e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica, uma vez que a filosofia não se limita ao domínio do que pode ser observado pelos sentidos, orientando-se em direção ao conhecimento dos princípios que escapam à percepção dos sentidos.

Educação


Em Filosofia da Educação, a filosofia se coloca como forma de conhecimento e a educação como um problema filosófico. Os dois termos juntos representam o estudo dos fundamentos das teorias e práticas educativas na sociedade. A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.

A ausência de orientação filosófica no terreno da educação acarreta consequências lamentáveis. Só é possível melhorar e reformar o sistema educativo quando se têm uma verdadeira Filosofia da Educação, na qual haja um acordo acerca da finalidade, das possibilidades e das condições da educação. Assim, para o êxito da ciência pedagógica é indispensável a Filosofia