O sistema de cultura é a forma como o solo é utilizado para obter uma determinada produção. Os sistemas de produção podem ser: intensivos ou extensivos.

O sistema intensivo é o processo de exploração agrícola que recorre a muitos inputs (rega, tecnologia, trabalho e investimentos), para a obtenção de maiores rendimentos, embora crie grandes impactos ecológicos.

O sistema extensivo é um processo que recorre a poucos inputs, e, realizado em regime de sequeiro (sem recorrer a rega) levando a obtenção de menores rendimentos.

Tipos de agricultura

Tipo Característica Localização
Tradicional Usa instrumentos rudimentares como arado de tracção animal, pouco rendimento, com total dependência das condições naturais Países em via de desenvolvimento (África, América latina, Sul e Sudeste da Asia.
Itinerante sobre queimadas Baixo rendimento e produtividade, pratica se a policultura (vários produtos) destinados a auto consumo. África, certas áreas de América latina e Asia.
Sedentária de sequeiro Rotação de culturas e recorre ao repouso, fertilizam as terras com estrume de gados. Nas regiões com maiores densidades populacionais África (Quénia, Ruanda, Burundi).