Noção de liberdade

Apesar de todos os condicionalismos, o Homem é um ser livre, pois, em última instancia, é sempre ele quem decide agir ou não.

Sendo livre, toma decisões que tem como objectivo responder a sua necessidade de realização pessoal, em conformidade com o seu próprio projecto de vida (liberdade para).

Mas o que se entende por liberdade?

Liberdade designa a capacidade que todo o homem possui de agir de acordo com a sua própria decisão: é a capacidade de autodeterminação.

Prossupostos da liberdade:

Autonomia do sujeito face as suas condicionantes Embora o Homem esteja sempre condicionado por factores externos e internos, Para que uma acção possa ser considerada livre, a necessário que ele seja a causa do seus actos, isto é, que tenha uma conduta livre.

Consciência da acção A acção humana é a manifestação de urna vontade livre e, portanto, consciente dos seus actos. Este pressuposto implica que o sujeito não ignore a intensão os motivos e as circunstancias, assim como as consequências da própria acção, algo que está longe de ser sempre satisfeito.

Escolhas fundamentadas em valores. A acção implica sempre a manifestação de certas preferencias, implicando o homem nessa escolha. Nem sempre, esta dimensão da liberdade é consciente, embora seja sempre materializada na própria acção.

Formas e tipos de liberdade

Os tipos de liberdade são uma consequência directa dos tipos de coação de que o homem é vítima na sua relação com os outros (sociedade) e consigo mesmo. Por isso, a liberdade pode ser interior ou exterior.

A liberdade interior compreende:

Liberdade psicológica capacidade que o Homem tem de fazer u não uma determinada COISA.É a capacidade de decidir por si mesmo.

Liberdade moral ausência de qualquer constrangimento de ordem moral, coimo, por exemplo, o medo de punições. É a liberdade de escolha que torna o Homem digno de si próprio (autónomo).

Liberdade Exterior, compreende:

Liberdade sociológica – autonomia do sujeito face aos constrangimentos impostos pela Sociedade.

Liberdade física ausência de qualquer constrangimento físico. Por exemplo, um portador de deficiência física nos membros superiores pode estar privado de praticar determinada modalidade desportiva.

Liberdade política ausência de qualquer constrangimento de natureza política. Por exemplo, um sujeito que não deve votar, por ser menor de idade, não tem liberdade política.