Conceito

Cebola é um nome popular da planta cuja nome científico Allium cepa. cebola é uma planta originária do continente asiático é da família Alliaceae, sua safra é de setembro a março, porém é encontrada o ano todo. O maior produtor mundial deste alimento é a China. Na América, a cebola chegou por intermédio de Cristóvão Colombo, em sua segunda viagem ao Haiti.

A cebola é uma especiaria que faz parte do dia-a-dia no uso culinário.

Origem

País: centro da Asia

Divisão: Magnoliophyta

Ordem: Asparagales

Família – amaryllidaceae;

Classe – liliopsida;

Reino – plantae;

Espécie – cepa.

Tipos e suas características de cebola

a) Cebola doce ou vidalia

Não é fácil identificar a cebola doce porque é bem-parecida com a amarela. Embora sejam visualmente parecidas, o sabor é bem diferente, pois é menos ardida e adstringente, e por isso mesmo é chamada de cebola doce.

A cebola doce é a melhor opção para o preparo de sanduíches. Normalmente as lanchonetes a utilizam no preparo de hambúrgueres e afins. Lembra que, no início do artigo, dissemos para armazenar a cebola em um local escuro e fresco? Isso porque elas tendem a estragar bem mais rápido, portanto, mantenha-as na geladeira.

b) Cebola roxa

Muita gente torce o nariz para esta cebola de cor linda, mas o seu sabor é um pouco mais suave que as outras, embora com um leve amargor que não faz tanta diferença. Sua textura é mais crocante, e por isso a cebola roxa é amplamente usada em saladas, molhos para churrasco, vinagretes e outros preparos mais frescos, principalmente quando os ingredientes são crus.

c) Cebola branca

A cebola branca tem um sabor mais acentuado e pungente que a amarela, e a casca é mais fina. Apesar de ser um pouco mais forte, pode ser usada em diversos preparos, inclusive em refogados. No caso de saladas, também pode usá-la se você gosta de sabores mais fortes.

d) Cebola amarela ou pera

Essa é a mais comum e mais fácil de ser encontrada. Normalmente, é a cebola mais usada em receitas, principalmente no nosso tradicional refogado. São bem fortes quando consumidas cruas, mas tendem a ter um bom equilíbrio de adstringência e doçura quando cozidas, e ficam mais doces e tenras, ótimaa para preparar cebolas caramelizadas.

Elas geralmente têm tamanho médio, com uma casa mais dura e camadas mais difíceis de cortar. A única variedade de cebola amarela que é mais provável encontrar na loja são as espanholas. Este tipo é um pouco mais doce e sabor mais delicado.

Pragas e doenças

Os tipos de doenças que atacam a cultura de cebola são:

  • Podridão branca;
  • Queima das pontas;
  • Mancha púrpura;
  • Podridão aquosa;
  • Antracnose;
  • Podridão basal;
  • Raízes rosadas;
  • Mofo preto;
  • Queima e podridão de Phitophthora;
  • Míldio;
  • Ferrugem;
  • Oídio.

Os tipos de pragas que atacam a cultura de cebola são:

  • Mosca;
  • Tripes;
  • Minadora;
  • Lagarta;
  • Rosca;
  • Larva.

Há vários tipos de pragas ou doença que foi acatada por grapa chamada lagarta do plantio a colheita.

Rega

É um processo técnico de garantir o crescimento das plantações no canteiro, para que as plantas não possam morrer por falta de água.

A rega é feita logo após a sementeira e sempre que a planta necessitar de água em solos ligeiras a frequência da rega e deve ser 7 dia e os solos com maior capacidade de rotação e de 10 dia para que a água no período do critério que e da floração pois se assim acontecer pode levar a queimar das flores prejudicar o rendimento de pequenas frutas reduzindo o rendimento.

Controlo de doenças e pragas

  • Supermetrina;Macozebio;NPK.

Importância da cebola

  • Alimentação do homem;Fornece medicamento;Economia do pais;Fornece empregos para os produtores;Aumentação das vitaminas para homem.

Benefícios e Importância de cebola para a saúde

a) Melhora a circulação

Importante para flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.

b) Previne a anemia

Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

c) Ajuda a aliviar o resfriado

Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

Cebola ajuda a controlar a hipertensão

Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensãoe cálculos renais.

Propriedades da Cebola

a) Propriedades depurativas e diuréticas

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

b) Previne doenças do sistema nervoso

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse sector de nosso organismo.

c) Emagrecer e controlar o peso

A cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.

Devido ao seu baixo valor calórico e seualto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.

d) Para mulheres grávidas e crianças

A cebola é ideal para esse grupo de pessoas. Por quê? A resposta é simples: seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

e) Cebolo é antioxidante

A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.

f) Melhora a asma e inflamações

A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre.

g) Antisséptica

Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

 

Bibliografia

MASSOLA JUNIOR, N. S.; JESUS JUNIOR, W. C.; KIMATI, H. Doenças do alho e da cebola (Allium sativum e A. cepa). In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L. E. A. (Ed.) Manual de fitopatológica: doenças das plantas cultivadas. São Paulo: Ceres, 2005.