Etimologicamente a palavra agricultura, provém do latim ager que significa campo e culture cultivado. Hoje a agricultura é a ciência aplicada de cultivar.

A agricultura

É a actividade desenvolvida pelo Homem tanto no meio rural quanto no meio urbano, que consiste na exploração racional do solo, para obtenção directa dos produtos vegetais  ou, indirecta através da criação de animais para alimentação ou fornecimento da matéria prima.

A agricultura é actividade que tem como objectivo a exploração dos recursos do solo a fim de satisfazer as necessidades essenciais do Homem (nutrição e vestuário) e do seu habitat.

A agricultura é o trabalho ou actividade que consiste em domesticar ou cultivar plantas e animais com objectivo de obter alimentos, fibras, matéria-prima para fabrico de roupas, medicamentos, construções, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. É portanto a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados a alimentar a população humana e animal a produção de matéria-prima e ornamento.

Este prefixo, agro tem origem no verbo latino agru que significa Terra cultivada ou cultivável e na palavra cultura, oriunda do verbete latino colere (do qual derivam os termos colono, colonizar) e da raiz grega koʎ (col) que significa originalmente podar.

Há que o radical grego col obteve igualmente o significado original da palavra colono, que significa aquele que cultiva a terra sinónimo da agricultor.

Objetivos da agricultura

Assim, partindo do exposto acima, é fácil concluir que os grandes objectivos da agricultura resumem se em:

Assegurar os grupos humanos e à população animal a sua alimentação quotidiana.

Fornecer vestuário quer directamente quer por transformação industrial ou artesanal.

A agricultura é actividade exploração da terra pelo homem com o objectivo de obter dela alimentação e matéria-prima, através da domesticação das plantas e animais.