No Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) da disciplina da geografia muitos são os meios que podem ser usados tais como: computador, SIG, Atlas geográfico, globos, Data-show, Softwares, planisférios e mapas geográficos.

Para a mesma autora dos meios mensurados nota-se em todos os níveis do PEA da disciplina da geografia o uso comum e constante dos mapas, e para o bom uso e domínio do mapa depende da capacidade de interpretação da linguagem cartográfica

O mapa como meio de ensino da disciplina de geografia

O mapa auxilia o processo de ensino e aprendizagem da geografia na medida em que o mapa facilita de forma clara a informação que aparece escrita em muitos manuais assim como em obras, com o domínio do mapa é fácil produzir textos longos saídos da leitura e interpretação dos mapas.

Como usar ou como trabalhar com o mapa

De acordo com Anderson 1982, o trabalho dos mapas cinge-se na sua leitura e devida interpretação, assim sendo para este autor, ler mapas significa dominar a linguagem cartográfica. Esse é um processo que envolve algumas etapas, estas que envolvem uma metodologia básica.

Para este autor, a leitura começa pela observação do título. Qual o espaço representado, seus limites e demais informações. Identificado o tema, é preciso interpretar a legenda, relacionar os significados. A última e não menos importante etapa, é em relação à escala indicada, esta observação serve para futuros cálculos das distâncias ou dos fenómenos representados no mapa.

Como interpretar um mapa

Segundo Anderson 1982, o mapa é algo essencial, pois representa informações históricas, políticas, económicas, físicas e biológicas de diferentes lugares do mundo, o que nos ajuda a compreender as transformações e os problemas do mundo actual.

Todo mapa deve possuir algumas características para assegurarem a leitura e a interpretação correctas das informações nelas contidas.

Ver e ler, são os principais objectivos nos mapas, dessa forma antes de aprender como ler um é essencial que se saiba com propriedade os principais elementos presentes em um mapa: a área geográfica, coordenadas, escala, legenda, título, indicação do norte e a fonte de onde foi extraído o mapa.

Elementos de um mapa

Segundo Oliveira citado por Anderson os mapas devem possuir um conjunto de elementos que possibilitem a sua fácil identificação e respectiva utilização. São quatros principais   elementos do mapa: título (descreve a informação principal que o mapa contém, o título deve trazer o nome e a localização dos principais acidentes do relevo, assim como os principais rios que cortam o país, informações que esses mapas porventura contiverem, como as principais cidades num mapa físico ou os rios mais importantes num mapa político, são consideradas secundárias e, portanto, não devem ser sugeridas no título., e a orientação (indica no mapa a direcção correspondente no terreno, mostrando o rumo da rosa-dos-ventos, legenda, escala e fonte), legenda torna possível a leitura do mapa, com o recurso a cores ou símbolos. Ela pode ser explícita ou implícita (quando não necessita de explicação), escala: Indica a proporção entre o objecto real (o mundo ou uma parte dele) e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado.

Desvantagens do uso do mapa geográfico

Segundo a pagina http://www.essaseoutras.xpg.com.br/o-que-e-mapa-tipos-utilizacao-modelos-vantagens-e-desvantagens/ , o grande problema do mapa é que ele é plano enquanto a superfície terrestre é esférica, o que faz com que faz de sua representação algo parcial e que nunca está completamente de acordo com a realidade.  Quando há a necessidade de representar toda a superfície terrestre o ideal é recorrer a um globo, que é tridimensional, ou a um mapa-múndi, que é bidimensional.

 Os avanços tecnológicos dos últimos anos causaram fortes alterações na cartografia. O que antes era feito de forma manual ou através da observação visual hoje tem o auxílio de computadores e satélites.

Cruz 1999, aponta a desvantagens para os deficientes visuais de alguns alunos, que o mesmo não os possibilita a enxergarem o além e usando o mapa como meio didáctico ate certo ponto prejudica a sua devida compreensão, dado que eles não vê, lógico se for um conteúdo que esta sendo explicado com base no mapa pode não ser suficiente para esclarecer.

Para Anderson 1982, a outra desvantagem do mapa é que o mapa não representa taxativamente os detalhes existentes numa determinada região, ou território.

 

Bibliografia

ROSA, Roberto, Cartografia básica, Brasil, 2ª Ed, 2004
ANDERSON, Paul, Principios de Cartografia básica, Copyriht, I Vol, 1982, s/ AnoCRUZ, Manuel Machado, 12º Ano de Escolaridade, Editorel Edições 1998http://www.essaseoutras.xpg.com.br/o-que-e-mapa-tipos-utilizacao-modelos-vantagens-e-desvantagens/