A planificação é uma actividade prospectiva, directamente situada e empenhada na realização do ensino que se consuma na sequência: “Elaboração do plano → realização do plano → controlo do plano → confirmação ou alteração do plano. a planificação, é também ligar a própria qualificação e formação permanente do professor ao processo de ensino, a procura de melhores resultados no ensino como resultante do confronto diário com problemas teóricos e práticos.

Neste sentido o professor é então considerado um agente de ensino que, além de outros papéis, tem a responsabilidade de desenvolver o currículo ao nível micro, adequando a sua acção ao Currículo Nacional e aos programas das disciplinas (elaborados a nível macro), às característicasdo meio social da escola e dos alunos e ao Projecto Curricular da escola.

Desta forma mostra que no processo de planificação o professor estará sempre confrontado com: o programa de ensino, a população a leccionar tendo em conta as suas características sociais e culturais, a satisfação das expectativas dos alunos bem como osrecursos disponíveis na escola e as orientações definidasno projecto curricular de Escola. A planificação serve como linha orientadora para o professor.

Na planificação são determinados e concretizados os objectivos mais importantes da formação e educação da personalidade, são apresentadas as estruturas coordenadoras de objectivos e matéria, são prescritas as linhas estratégicas para a organização do processo pedagógico. Os objectivos constituem o elemento determinante no âmbito da relação coordenada entre objectivo, conteúdo e método. Isto devido a uma exigência implícita no processo educativo: procurar e perseguir sempre activa, enérgica e pertinazmente o objectivo.

Isto tudo quer dizer que planificar é sobretudo reflectir, debater e tomar decisões fundamentadassobre o que se pretende ensinar.

Em suma, planifica-se para:

  • Os alunos-  para que eles proprios possam saber o que estão a fazer e porquê, ou seja, para perceberem melhor o “caminho” que estão a trilhar;
  • O professor – pois é uma forma de organizaro seu trabalho, reflectir sobre os conteúdos,métodosmateriais, espectativas e competências a desenvolver nos alunos.

Direcção do Processo Pedagógico

No processo pedagógico o professor intervém na direcção, orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, dando a ele uma segurança profissional. O trabalho docente também chamado de actividade pedagógica tem como objectivos primordiais:

  • Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos;
  • Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento;
  • Orientar as tarefas de ensino para objectivo educativo de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e situações da vida real.

Além dos objectivos da disciplina e dos conteúdos, é fundamental que o professor tenha clareza das finalidades que ele tem em mente, a actividade docente tem a ver directamente com “para que educar”, pois a educação se realiza numa sociedade que é formada por grupos sociais que tem uma visão diferente das finalidades educativas.

Organização do Processo Pedagógico

A aula é a forma predominante pela qual é organizado o processo de ensino e aprendizagem. É o meio pelo qual o professor transmite aos seus alunos conhecimentos adquirido no seu processo de formação, experiências de vida, conteúdos específicos para a superação de dificuldades e meios para a construção de seu próprio conhecimento, nesse sentido sendo protagonista de sua formação humana e escolar.

É ainda o espaço de interacção entre o professor e o indivíduo em formação constituindo um espaço de troca mútua. A aula é o ambiente propício para se pensar, criar, desenvolver e aprimorar conhecimentos, habilidades, atitudes e conceitos, é também onde surgem os questionamentos, indagações e respostas, em uma busca activa pelo esclarecimento e entendimento acerca desses questionamentos e investigações.

A aula é norteada por uma série de componentes, que vão conduzir o processo didáctico facilitando tanto o desenvolvimento das actividades educacionais pelo educador como a compreensão e entendimento pelos indivíduos em formação; ela deve, pois, ter uma estruturação e organização, a fim de que sejam alcançados os objectivos do ensino.

Ao preparar uma aula o professor deve estar atento às quais interesses e necessidades almeja atender, o que pretende com a aula, quais seus objectivos e o que é de carácter urgente naquele momento. A organização e estruturação didáctica da aula têm por finalidade proporcionar um trabalho mais significativo e bem elaborado para a transmissão dos conteúdos. O estabelecimento desses caminhos proporciona ao professorum maior controle do processo e aos alunos uma orientação mais eficaz, que vá de acordo com previsto.