Uma das maneiras de conhecer o campo de estudo da psicologia é através das áreas de actuação do psicólogo. Sem pretendermos esgotar todos os ramos da psicologia indicamos alguns ramos:

Psicologia experimental – historicamente, é o ramo da psicologia mais antigo, tendo-se iniciado com o estudo experimental dos processos sensoriais, estendendo-se depois para outras áreas, como percepção, atenção, motivação, memória, pensamento e emoção. Este ramo realiza suas pesquisas sobre os princípios psicológicos básicos para o aprofundamento da própria ciência e não para resolver problemas práticos imediatos.

Psicologia clinica – interessa-se pela aplicação de princípios psicológicos no diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas emocionais e comportamentais. A sua actuação, às vezes é confundida com a psiquiatria uma vez que também actua no diagnóstico e tratamento de doenças mentais.

Psicologia educacional – dedica-se ao estudo de problemas psicológicos relacionados com a educação – os problemas de aprendizagem, motivação e ajustamento escolar. Na área de aprendizagem, a atenção do psicólogo é desenvolvida no sentido de inovações educacionais e de elaboração de testes e medidas de rendimento escolar. Dedica-se também à elaboração de procedimentos a serem usados com alunos que apresentam atraso mental, problemas emocionais ou dificuldades em áreas específicas como leitura ou escrita.

Psicologia social – estuda a influência dos grupos sociais no comportamento do indivíduo, as mudanças de atitudes, preconceitos, liderança, dinâmica de grupos, delinquência e opinião pública.

Psicologia industrial – dedica-se à selecção e treinamento de pessoal, análise de funções e técnicas para aumentar a eficiência de funcionários das empresas, bem como análise e tratamento das tensões intra e intergrupais, na avaliação da produtividade individual e grupal e no levantamento de soluções para os problemas de supervisão e relações humanas que possam surgir na empresa. Também se dedica à avaliação de atitudes de consumidores para os produtos específicos, sugerir novos produtos que teriam demanda no mercado e elaborar propaganda para incentivar a venda dos mesmos.