Nomes como Elon Musk (Tesla), Mark Zuckerberg (Facebook) são alguns dos que conhecemos e que estão à frente das Big Techs (maiores empresas de tecnologia). Mas além destes, quem são os fundadores e CEOs por trás de muitas outras mais populares?

Big Tech ou Tech Giants, é um nome dado às actuais quatro ou cinco maiores, mais dominantes, e mais prestigiadas empresas da indústria das tecnologias de informação dos Estados Unidos.

São elas, actores dominantes nas suas respectivas áreas de actuação, nomeadamente: comércio electrónico, publicidade online, electrónica de consumo, computação em nuvem, software de computador, streaming de meios de comunicação e inteligência artificial. Têm estado entre as empresas públicas mais valiosas a nível mundial , tendo cada uma delas tido uma capitalização máxima de mercado que varia de cerca de $1 trilhão a mais de 3 trilhões de dólares. São ainda consideradas como estando entre os empregadores mais prestigiados e selectivos do mundo.

Ao encontro da questão presente no primeiro parágrafo e dos detalhes do que caracteriza uma Big Tech, apresentamos nomes que estão à frente da dominância destas marcas no mundo, falamos aqui dos directores executivos.

Amazon

No caso da Amazon, maior empresa de comércio eletrônico, fundada por Jeff Bezos, actualmente está na liderança o empresário americano Andrew R. Jassy.

Antes da sua chegada ao cargo executivo, Jassy liderou a Amazon Web Services desde seu início em 2003 até 5 de julho de 2021, quando substituiu Jeff Bezos como CEO da Amazon.

Microsoft

Satya Nadella é o atual diretor executivo da Microsoft. Ele foi nomeado CEO no dia 4 de fevereiro de 2014 por Bill Gates, sucedendo a Steve Ballmer.

Nadella liderou a empresa em diversos projectos que se mostraram importantes, como o investimento na computação em nuvem, foco em soluções de infraestrutura e outros.

Google

A Google, maior motor de pesquisas na internet, é controlada pelo empresário indiano Pichai Sundararajan, conhecido como Sundar Pichai.

O executivo está na empresa desde 2004, e foi escolhido como CEO da empresa em 10 de agosto de 2015, substituindo Larry Page (co-fundador) após a abertura da Alphabet Inc.

Apple

Fundada por Steve Jobs, a Apple tem em frente da direcção executiva o Tim Cook desde 2011. A marca é conhecida por ter revolucionado o sector de produtos electrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.

Tim Cook chegou na marca há 10 anos, cargo para o qual foi apontado por Steve Jobs. Na época com uma certa desconfiança, a decisão se mostrou certeira e ajudou a empresa a se consolidar como uma das maiores empresas do mundo, avaliada atualmente em mais de 2,4 trilhões de dólares.

Certamente, que há mais empresas que têm liderado o sector tecnológico, mas nada que se compare com o que estas empresas têm vindo a fazer há mais de uma década, ao que é importante saber os homens que tem feito com que isso aconteça.

Fonte: CanaltechSunoWikipedia

https://kabum.digital/os-ceos-das-maiores-empresas-de-tecnologia-no-mundo/