texto Expositivo-Argumentativo
O texto Expositivo-Argumentativo é um texto que apresenta uma ideia ou razão e tenta defender a mesma ideia.
Texto Expositivo-Argumentativo é um texto que a partir do tema, de uma situação ou de um problema desenvolve uma reflexão apresentando razões a favor ou contra determinado ponto de vista.
Texto Argumentativo é aquele que defende uma tese com objectivo de convecer o destinatário da viabilidade ou do fundamento da posição defebdida, persuadindo-o e adaptado como sua.
Estrutura do texto Expositivo-Argumentativo
Tese-Que é a ideia que o autor do texto pretende defender.
Os argumentos são as razies, as provas que se recorre para a defesa de um pensamento. É a parte mais longa e apresenta um conjunto de argumentos.
Conclusão (síntese) A confirmação da tese.
Actos de fala
Consiste na produção de um enunciado num determinado contexto de interação comunicativo, através do qual o emissor realiza ou tenta realizar uma acção mediante vá produção de um enunciado.
No caso do texto Espositivo-Argumentativo o emissor pretende persuadir, conhecer, aceitar ou refutar a ideia, justificar uma ideia, formular objecções e hipóteses usando os seguintes actos: 
Actos de fala para a introdução
São usados para introduzir um assunto.
Exe: Comecemos que.......
Analisemos primeiro........
Recordemos-nos de........
Actos de fala para transição:
Exe: Asseguir vejamos......
Agora vejamos..........
Consideramos o caso de.....
Actos de fala para enumeração ou exemplo
Em primeiro lugar......         Tais como......  Tal é o caso de.....
Em segundo lugar...,..         A saber.......       Como acontece com.....
Por exemplo..........               Como é o exemplo....    
Actos de fala para conclusão
Portanto....     Acreditamos/dizemos....
Pur isso....     
Geralmente o texto Expositivo-Argumentativo segue os seguintes planos:
Plano que argumenta
Por exemplo: Reúne argumentos da mesma natureza como psicologicos,historicos, e económicos ou outros, e organiza-te em função do seu destinatário pois, para certo grupo alvo, os argumentos económicos ou psicológicos poderiam ser mais relevantes do que históricos.
Plano que Oposição 
Organiza-se apartir da refutação sistemática de uma ideia básica, para se reduzirem as vantagens de uma outra contraria. Também pode se elevar um detenimento de uma outra ideia contraria ou oposta.
Plano Moderado
O ponto de vista não é imposto. Um jogo de rassucinio leva de forma natural a oposição do autor; os argumentos são moderados e desprovidos de um ataque directo ou indirecto, delicado e muito mais poderosa.
Os argumentos não devem ser ambriguos. Nesteodelo contrarariamente dos outros as marcas pessoais do sujeito enunciador são normalmente ausentes