Exemplificação de fichas de leitura
Ficha bibliográfica
Produzida por: Isabel Arnaldo Fernão
Obra encontrada no Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões - Universidade Pedagógica
Informações sobre o autor: Mia Couto é um escritor moçambicano. Nasceu na cidade da Beira, província de Sofala (Centro de Moçambique), em 1955. Em 1971, saiu da Beira e foi para Maputo estudar Medicina, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Em 1974, interrompeu o curso e dedicou-se ao jornalismo. Já foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo, do jornal Notícias e membro do Secretariado Executivo da Organização Nacional de Jornalistas. Tem muitos trabalhos publicados em jornais, revistas e diversas obras publicadas dentro e fora do país, das quais se citam: Raiz de Orvalho, Cronicando, Vozes Anoitecidas, Terra Sonâmbula, Cada Homem é uma Raça, A Varanda do Frangipani, entre outras. Couto, além de escritor, é docente na UEM. Sublinhe-se que este autor já recebeu vários prémios literários, numa dimensão internacional.
Ficha bibliográfica: COUTO, Mia, Terra Sonâmbula, 7.a Edição, Lisboa, Editorial Caminho, 2002 (págs. 20-25)
Ficha-resumo ou de conteúdo
Produzida por: Nélio Sansão José Manjate
Romance encontrado no Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões -Universidade Pedagógica - Maputo
Autor do romance: COUTO, Mia, Terra Sonâmbula, 7.a Edição, Lisboa, Editorial Caminho, 2002
Informações sobre o autor: Mia Couto é um escritor moçambicano. Nasceu na cidade da Beira, província de Sofala (Centro de Moçambique), em 1955. Em 1971 saiu da Beira e foi para Maputo estudar Medicina, na UEM. Em 1974, interrompeu o curso e dedicou-se ao jornalismo. Já foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo, do jornal Notícias e membro do Secretariado Executivo da Organização Nacional de Jornalistas. Tem muitos trabalhos publicados em jornais, revistas e diversas obras integrais publicadas dentro e fora do país, das quais se citam: Raiz de Orvalho, Cronicando, Vozes Anoitecidas, Terra Sonâmbula, Cada Homem é uma Raça, A Varanda do Frangipani, entre outros. Couto, além de escritor, é docente na UEM. Sublinhe-se que já recebeu vários prémios literários internacionais.
Ficha-conteúdo da obra Terra Sonâmbula: A obra Terra Sonâmbula, de Mia Couto, conta duas histórias separadas pela guerra e unidas por um diário.
Os dias são de fuga, dos guerrilheiros e de fome; as noites são de busca de uma história de aventuras.
Neste romance, o sonho faz andar a estrada, numa situação em que o protagonismo da acção é liderado por uma dupla de personagens, nomeadamente Muindinga eTuahir.