A Cadeia aristotelica das Causas

A CADEIA ARISTOTÉLICA DAS CAUSAS

Para Aristóteles, as causas primeiras são aquelas que explicam o que a essência é, e também a origem e motivo da existência de uma essência. Causa significa não só porquê de alguma coisa mas também o que e o como uma coisa é o que ela é.

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Dos princípios de razão suficiente e de causalidade deduz-se que as causas segundas supõem uma causa primeira (causa incausada), pois, com verdade, ninguém pode afirmar que as causas segundas se explicam umas pelas outras até ao infinito. É que as causas segundas, incompletas e insuficientes, por sua natureza, exigem uma causa primeira, distinta delas, que lhes tenha dado existência. Essa causa primeira (incausada) chama-se Deus.

Causa é a condição de existência de qualquer coisa, isto é, todo o princípio que dá existência real a outro ser. Ora, segundo Aristóteles os seres criados não tem razão de ser em si mesmos e distingue quatro causas que concorrem para a produção de qualquer coisa.

Causa eficiente – aquilo que produz uma coisa e que responde à pergunta: Quem fez isto?

Causa material – aquilo de que uma coisa é feita e que responde à pergunta: De que é feito isto?

Causa formal – aspecto que um determinado ser toma e que responde à pergunta: Como foi feito isto?

Causa final – o objectivo com que uma coisa é feita e que responde à pergunta: Para quê foi feito isto?

Fonte: palmepedro