Uso de recursos didácticos no ensino de Filosofia
Importância de uso de recursos didácticos
Segundo Justino (2011:74) o professor quando tem uma boa didáctica em sala de aula sem dúvidas estará amparado no seu planejamento pela pesquisa e essa didáctica acontecerá de forma mais ampla pela utilização dos materiais didácticos, para Justino os recursos didácticos cria uma ponte entre a teoria e a práctica, na execução de suas aulas.
O docente é a principal ligação entre a escola e o aluno, que enquanto pesquisador pressupõe mudanças a serem feitas em seu planejamento e para isso é preciso que esteja em constante actualização e que conheça vários recursos didácticos que podem ser aplicados dentro da sua sala de aulas para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Para Piletti (2004:151) os recursos didácticos ajudam a ter uma visão muito mais ampla, faz com que o estudante vá para além das paredes da sala ou do local onde se encontra, os recursos didácticos vão ao encontro do dia a dia do estudante, vai de acordo com as experiências de vida, na qual o estudante pode compreender melhor.
Ao longo do processo de ensino- aprendizagem, é necessário o uso de recursos didácticos para facilitar a compreensão da matéria por parte dos estudantes, os recursos didácticos ajudam ao aluno a ter uma visão mais ampla da matéria lecionada nessa determinada aula.
Os recursos didácticos segundo Piletti ( Ibdem) são componentes do ambiente da aprendizagem que estimulam o aluno, recursos de ensino ou melhor recursos didácticos são todos os meios usado pelo professor para facilitar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, podemos destacar os livros, as fotografias, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos ou outros os meios que o professor usa para exemplificar ou explicar algo que ache que possa facilitar a compreensão por parte dos estudantes.
Os reursos de ensino estimulam a aprendizagem por parte dos estudante e permite com que eles despertem o interesse pela temática, favorece o desenvolvimento da capacidade de observação, aproxima os estudantes da realidade, concretiza os conteúdos da aprendizagem, recursos didácticos permite ainda mais a fixação da aprendizagem e ilustra noções abstractas e desenvolver a experiência concreta.
Os recursos didacticos são responsáveis por compor o ambiente da aprendizagem em toda sua amplitude, dando origem à estimulação para o aluno, visando, de tal forma despertar o interesse favorecendo o desenvolvimento da capacidade de percepção e observação, numa tentativa de aproximar o aluno da realidade.
Os recursos didácticios propiciam aos alunos, informações, que servem para visualizar ou concretizar os conteúdos expostos no ambiente da aula, permitindo a fixação da aprendizagem, esses recursos fazem com que as explanações do professor tornem-se mais concretas e mais ligadas à realidade.
Segundo Nérici (1971: 402) os recursos didácticos tem como função são :
- Aproximar o aluno da realidade do que se quer ensinar, dando-lhe mais exacta dos factos ou fenômenos estudados;
- Motivar o aluno;
- Facilitar a percepção e compreensão dos factos e conceitos;
- Concretizar e ilustrar o que esta sendo exposto verbalmente;
- Economizar esforços para levar os alunos a compreensão de factos;
- Auxiliar a fixação da aprendizagem pela imprensão mais viva e sugestiva que o material pode provocar;
- Dar oportunidade de manifestação de aptidões e desenvolvimento de habilidades específicas com o manuseio de aparelhos ou construção dos mesmos, por parte dos alunos.
Recursos didaticos como factor motivador no PEA
Segundo Piletti ( Idem) os recursos didácticos para que sejam factores motivadores do processo de ensino e aprendizagem obedecem certos principios:
- Devemos selecionar os recursos a serem usados durante a aula de acordo com o objectivo da propria aula, e nunca devemos usar um certo recurso didáctico simplesmente porque está na moda, os objectivos da aula é que ajudam na escolha dos meios e recursos a serem usados durante a aula.
- Devemos usar um recurso que seja conhecido por todos e que seja adequado ao meio em que o aluno está inserido, o recurso didáctico, não pode ser novidade para o aluno, pois, se for o aluno ao invés de prestar atenção na aula, prestará atenção ao objecto que o professor traz, e dessa forma o professor não conseguirá alcançar os seus objectivos.
- A eficácia dos recursos dependerá da interação entre eles e os alunos.Por isso deve-se estimular o aluno a aderirem certos comportamentos como prestar atenção e participar ativamente na aula, só assim os recursos didácticos serão frutíferos no processo de ensino e aprendizagem.
- Na escolha de um recurso didáctico, devemos também ter em conta a natureza da própria aula a leccionar.
- Sempre na escolha dos recursos didáctico devemos ter em conta o factor ambiental, porque o ambiente em si pode facilitar ou dificultar a própria materialização dos nossos objectivos, por meio dos recursos que nós decidimos usar, a eficácia do uso dos recursos didáctico, leva a concretização dos objectivos da aula.
- O tempo também é um grande factor que contribui para a materialização dos nossos objectivos, a utilização dos recursos didácticos exige determinado tempo e se for mal gerido, pode levar-nos ao insucesso dos nossos objectivos, na escolha de cada um dos recursos didácticos que podem ser usados devemos ter sempre em conta o tempo, o tempo dita o uso ou não dos nossos recursos com vista a materialização dos nossos objectivos.
Classificação dos recurso didácticos
O recurso didáctico é um meio de ligação onde o professor é o transmissor. O aluno é o receptor e por fim o conteúdo é a mensagem, e para Saviani apud Santos (2005:48) a mensagem se liga imediatamente ao transmissor e imediatamente ao receptor e mediatamente ao transmissor.
Existem vários recursos didácticos dependendo da natureza e objectivos da própria aulas e dentre eles podemos destacar os recursos auditivos os que dependem do uso da audição, os visuais, aqueles que dependem do uso da visão e por fim podemos encontrar os recursos audiovisuais os que depedem do uso tanto da visão como da audição.
Ao lidar com o apoio dos recursos didácticos, o professor além de estar inovando, não estará mais centrado no tradicionalismo e sim inovando.
3.1. Recursos auditivos
Segundo Haydt (2011:175-176) são aqueles que se diregem somente a audição, são todos os meios que se podem usar para transmissão de uma informação por meio da audição e podemos destacar os códigos digitais orais, códigos analógicos orais, e como material podemos falar da rádio, áudios, discos que contem uma informação que pode ser captada pela audição.
3.2. Recursos visuais
Segundo Haydt (2011:175-176) são aqueles que apenas diregem-se a visão, os recurso visuais para Haydt depende do uso exclusivo da visão para captar uma certa informação que se pretende transmitir, sem o uso de um outro recurso, o recurso visual deve bastar-se a si próprio, só assim haverá assimilação da matéria e podemos destacar como elementos os seguintes aspectos: códigos digitais, códigos analógicos: esquemáticos, abstrato-emocionais.
E como material podemos apresentar os seguintes: Quadro e giz, cartazes, filmes, museus, slides, fotografias, graficos, mapas, objectos, entre outros objectos que possam facilitar a captação de uma certa informação por meio da visão.
3.3. Audiovisuais
Segundo Piletti (2004:155) denominam-se recursos audiovisuais aqueles que estimulam a visão, e a audição. Esses recursos colaboram para aproximar a aprendizagem de situações reais da vida. o uso de recursos audiovisuais garante a modernização e a eficiência do processo didático e podem ser usado os seguintes dispositivos no processo de ensino e aprendizagem: diafilmes com som, cinema sonoro, televisão,video.
Hoje a maior parte de nós vive num ambiente repleto de informações. O desenvolvimento tecnológico foi tão acelerado. Graças aos meios de comunicação somos informados sobre os acontecimentos do mundo quase no mesmo instante em que eles ocorrem, e o professor deve ter em conta esses aspectos para que o processo de ensino e aprendizagem acorra com eficácia.
Os meios de comunicação usados sobre tudo as informações que os alunos obtem de certa forma por vezes constituem uma entreve para a formação dos alunos, por outro lado representam poderosos meios de divulgação de informação , que podem ser canalizadas para dentro da sala de aula. Sendo assim cabe ao professor orientar a aprendizagem dos alunos no sentido de capacitá-los para criticar as informações recebidas.
Professor por meios dos recursos audiovisuais deve procurar transformar o aluno, de simples espectador, de mero e passivo receptor, de elemento manipulado pela mensagem em elemento manipulador e crítico da mensagem. Só assim os meios de comunicação estarão a colaborar para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Conclusão
Chegado ao fim da pesquisa nos compreendemos que recursos didácticos são todos os materiais que o professor usa ou pode usar para facilitar a compreensão dos conteúdos abordados dentro da sala de aulas, e os recursos didácticos só tornam-se factores motivadores do processo de ensino e aprendizagem quando obedecem certos principios, e os mesmos tem a função de Aproximar o aluno da realidade do que se quer ensinar, dando-lhe mais exacta dos factos ou fenômenos estudados;
- Motivar o aluno;
- Facilitar a percepção e compreensão dos factos e conceitos;
- Concretizar e ilustrar o que esta sendo exposto verbalmente;
- Economizar esforços para levar os alunos a compreensão de factos;
- Auxiliar a fixação da aprendizagem pela imprensão mais viva e sugestiva que o material pode provocar;
- Dar oportunidade de manifestação de aptidões e desenvolvimento de habilidades específicas com o manuseio de aparelhos ou construção dos mesmos, por parte dos alunos.
Os recursos didácticos podem ser auditivos, visuais e audiovisuais, O recurso didáctico é um meio de ligação onde o professor é o transmissor. O aluno é o receptor e por fim o conteúdo é a mensagemliga imediatamente ao transmissor e imediatamente ao receptor e mediatamente ao transmissor, os recursos didácticos devem ser escolhidos de acordo com a natureza da própria aula e em filosofia não existe um recurso didáctico que se pode considerar modelo, pois, o ensino de filosofia é a combinação de vários recursos didácticos no seu processo de ensino.
Referências Bibliográfica
HAYDT, Regina Célia (2011). Didáctica Geral. 1ª.ed, São Paulo, Ática.
JUSTINO, Marinice Natal (2011).Pesquisa e recursos didácticos na formação e prática docente.Curitiba, Ibpex.
NERICI, Imideo G (1971). Introdução à Didática Geral. São Paulo, Fundo de Cultura.
PILETTI, Claudino (2004). Didáctica geral. 23ª. ed, São Paulo, Ática.
SANTOS, M. P (2005). Recursos didácticos- pedagógicos no processo educativo da matemática: uma análise crítico-reflexiva sobre sua presença e utilização no ensino médio. Ponta Grossa, UEPG.