O que é a democracia?
A democracia é uma palavra de origem grega que significa literalmente governo pelo povo. A maioria das pessoas pensam que é uma boa ideia o povo governar em vez de ser governado por reis ou outros ditadores.
A palavra democracia é usada de forma diligente por políticos e comentadores ocidentais que vêem a democracia "ocidental" como a forma mais avançada de organização social em qualquer parte, mas a palavra pode ter outros significados e por isso é usada em relação a  outros conceitos "ocidentais", como democracia direta, centralismo democrático e a democracia da Terra.

A Democracia Ocidental.

A tradição democrática ocidental assume que as pessoas numa nação tem direito a voto e  utilizam frequentemente, normalmente em cada quatro anos, elegendo representantes para o parlamento ou uma assembleia semelhante onde redigem as leis da terra. Os políticos eleitos por votos, fazem-no na legislatura (parlamento) onde uma maioria pode tomar as decisões, mesmo que a minoria se oponha a uma nova lei.

As eleições locais podem ser realizadas para as assembleias de província ou municipais. Estes órgãos políticos têm o direito de tomar certas decisões para os sectores locais.

Se as pessoas não gostarem do que um político eleito faz, podem reclamar junto dele (geralmente um homem) e se isso não resultar, podem votar noutro político nas próximas eleições. Resumindo, pessoas comuns podem exercer o seu direito político democrático de votar a cada quatro anos.

Uma organização, dando exemplo de uma ONG, sindicato ou uma associação associativa, pode ser considerada democrática se os líderes e membros do conselho forem eleitos pelos membros em intervalos regulares. Nos órgãos/juntas eleitos, as decisões são tomadas por maioria de votos.
Há problemas com a democracia do estilo ocidental. Os seus apoiantes admitem isso, mas continuam e dizer que a democracia ocidental é a melhor do que de qualquer outro sistema político. O problema da minoria é fácil de entender quando a votação por maioria é usada para a tomada de decisão. O problema do dinheiro na política é igualmente grave.

Políticos corruptos podem receber dinheiro para votar de uma determinada maneira. Nos EUA, as campanhas eleitorais para a presidência tem um custo de bilhões de US$. Mesmo as eleições locais custam milhões de US$. Para um político ser eleito  deve, angariar dinheiro junto às pessoas muito ricas ou corporações multinacionais para ser utilizado nas campanhas eleitorais, reuniões, publicidade na TV, cartazes, etc. Isso significa que as pessoas com mais dinheiro têm muito mais influência política do que o homem comum. Isso vai contra a ideia de democracia como "governo do povo".

Porque há poder e dinheiro para ganhar uma eleição, a fraude não é incomum. Ela pode assumir muitas formas como a compra de votos, o roubo das urnas, pirataria dos computadores com os resultados dos votos ou com a exclusão dos eleitores que deveriam ter sido capazes de votar, como muitas vezes acontece nos EUA.

A violência em relação às eleições democráticas é outro problema sério em muitos países. Os massacres e as guerras recentes no Quénia e na Costa do Marfim são exemplos muito sérios.

O centralismo democrático.

Em países tradicionalmente socialistas como a União Soviética antes de colapsar, como Cuba, Vietname e China, o partido do governo e a sociedade são regidas de acordo com o princípio de centralismo democrático. O princípio é que o comité central do partido comunista e outros organismos da direção tomem  decisões centralmente em nome de todos, mas devem fazê-lo de forma que reflita o interesse do povo. Este tipo de democracia não é realmente um "governo pelo povo" - na União Soviética o sistema foi também chamado de ditadura do proletariado. Na prática, porém, era uma ditadura do partido no poder que permite aos líderes governarem, muitas vezes no seu próprio interesse.

A Democracia direta
A democracia direta é um sistema pelo qual as decisões são tomadas localmente por pessoas interessadas pela decisão. Se o povo de uma aldeia tomar decisões numa reunião onde todos podem participar e falar, então, isso é um exemplo de democracia direta.

Se os membros de um Clube de Agricultores tomarem  decisões para o seu clube numa reunião de todos os agricultores, isto pode ser chamado de democracia direta.

As decisões na democracia direta são tomadas por pessoas e não por funcionários eleitos. Mesmo nos EUA que enaltecem a democracia com funcionários eleitos muitas comunidades locais tomam decisões nas reuniões da Câmara Municipal, onde todos são bem-vindos  a participar, falar e votar numa decisão.

A Democracia da Terra.

Os grupos comunitários ambientais desenvolveram um conceito de democracia da Terra onde as comunidades locais estão no controle e tomam  decisões para preservar o ambiente natural.

Lutas pela democracia.

A América Latina tem tido ditaduras militares terríveis. Nos últimos 20 anos elas foram eliminadas e a democracia de estilo ocidental foi estabelecida em muitos países. Isso aconteceu devido às exigências das pessoas e à energia das pessoas, que levou a líderes mais populares, que ouvem o que as pessoas dizem, ao poder, tornando as sociedades "mais democráticas". Isso não aconteceu sem lutas com os poderosos interesses económicos que não gostam de ver as pessoas a governar e a poderem limitar o direito dos ricos para continuarem a enriquecer-se.
.