PENSAMENTO PSICOLOLOGICO ANTES E DEPOIS DO SECULOS XVIII

 

Antes do século XVIII, a psicologia não era reconhecida como uma disciplina formal e distinta. No entanto, havia várias abordagens e pensamentos que contribuíram para o desenvolvimento da psicologia moderna. Aqui estão alguns dos principais pensamentos psicológicos antes do século XVIII:

 

Filosofia grega antiga: Muitos filósofos gregos antigos exploraram questões relacionadas à mente e ao comportamento humano. Platão e Aristóteles, por exemplo, discutiram a natureza da alma, a percepção, a memória e a emoção.

Filosofia medieval: Durante a Idade Média, a psicologia estava fortemente influenciada pela filosofia cristã. A ênfase era colocada na relação entre a mente, a alma e Deus, com ideias sobre pecado, virtude e livre-arbítrio.

 

Renascimento e Iluminismo: Durante o Renascimento e o Iluminismo, houve um aumento do interesse pelo estudo do comportamento humano. Filósofos como René Descartes, John Locke e David Hume trouxeram novas perspectivas sobre a natureza da mente, a percepção, a consciência e o conhecimento.

 

A partir do século XVIII, a psicologia começou a se desenvolver como uma disciplina científica separada, impulsionada por avanços na filosofia, biologia e medicina. Aqui estão alguns dos principais desenvolvimentos que ocorreram após o século XVIII:

  1. Psicofísica: A psicofísica, desenvolvida por Gustav Fechner e Wilhelm Wundt, trouxe métodos científicos para o estudo da relação entre estímulos físicos e as experiências subjetivas dos indivíduos. Essa abordagem ajudou a estabelecer a psicologia como uma ciência experimental.
  2. Psicologia estrutural: Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental em 1879, na Alemanha. Ele e seus seguidores, como Edward Titchener, buscaram analisar a estrutura da mente humana em termos de elementos básicos, como sensações e percepções.

Psicologia funcional: Influenciado por Charles Darwin, William James desenvolveu a abordagem funcionalista da psicologia, que enfatizava a compreensão do funcionamento da mente e do comportamento em relação ao seu propósito e função adaptativa.

  1. Psicanálise: Sigmund Freud desenvolveu a teoria psicanalítica, que enfatizava a influência do inconsciente e dos desejos reprimidos na formação da personalidade e no comportamento humano.

Esses são apenas alguns dos principais desenvolvimentos que ocorreram na psicologia após o século XVIII. Desde então, a disciplina continuou a evoluir e se ramificar em diferentes abordagens teóricas e campos de estudo.