• Langlois caracterizava a época medieval como “uma longa noite durante a qual a história regressou à infância”.
    Analise criticamente este ponto de vista.
    Langlois caracterizava a época medieval como “uma longa noite durante a qual a história regressou à infância”. Analise criticamente este ponto de vista.
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Caracterize a historiografia palaciana.
    Caracterize a historiografia palaciana.
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Leia atentamente o extracto a baixo
    «Sei bem que alguns autores foram e são da opinião de que as questões deste mundo são de tal modo governadas por Deus e pela fortuna, que os homens com toda a sua sabedoria não os podem corrigir, e não têm mesmo para isso qualquer remédio; por conseguinte, poderiam julgar em vão cansar-se para conseguir dominá-los, em vez de se deixar governar pela sorte. Nos nossos dias, esta opinião voltou a ganhar crédito no que respeita às revoluções que se têm visto e se vêem todos os dias, ultrapassando toda a conjectura dos homens. E de tal maneira que pensando nisso, algumas vezes me deixei, em parte, tomar por essa opinião. Todavia, para que o nosso livre arbítrio não fique anulado, julgo poder ser verdadeiro que a sorte comande metade dos nossos empreendimentos, mas que também nos deixe governar mais ou menos a outra metade». N. Maquiavel, o Príncipe (1514)

    Com base no extracto explique a ideia de Maquiavel sobre os actores do processo histórico e, portanto, sobre o objecto de estudo da História.
    Leia atentamente o extracto a baixo «Sei bem que alguns autores foram e são da opinião de que as questões deste mundo são de tal modo governadas por Deus e pela fortuna, que os homens com toda a sua sabedoria não os podem corrigir, e não têm mesmo para isso qualquer remédio; por conseguinte, poderiam julgar em vão cansar-se para conseguir dominá-los, em vez de se deixar governar pela sorte. Nos nossos dias, esta opinião voltou a ganhar crédito no que respeita às revoluções que se têm visto e se vêem todos os dias, ultrapassando toda a conjectura dos homens. E de tal maneira que pensando nisso, algumas vezes me deixei, em parte, tomar por essa opinião. Todavia, para que o nosso livre arbítrio não fique anulado, julgo poder ser verdadeiro que a sorte comande metade dos nossos empreendimentos, mas que também nos deixe governar mais ou menos a outra metade». N. Maquiavel, o Príncipe (1514) Com base no extracto explique a ideia de Maquiavel sobre os actores do processo histórico e, portanto, sobre o objecto de estudo da História.
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Uma das principais conquistas da historiografia renascentista foi o surgimento da crítica filológica, um dos maiores instrumentos de crítica histórica.
    a) Mencione o autor desta criação historiográfica.
    b) Diga em que consiste a filologia humanística
    Uma das principais conquistas da historiografia renascentista foi o surgimento da crítica filológica, um dos maiores instrumentos de crítica histórica. a) Mencione o autor desta criação historiográfica. b) Diga em que consiste a filologia humanística
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Reflectindo as transformações mentais da época do renascimento, também o conceito de História se modificou.
    a) Refira-se as mudanças operadas na concepção da História sob influência do Renascimento.
    Reflectindo as transformações mentais da época do renascimento, também o conceito de História se modificou. a) Refira-se as mudanças operadas na concepção da História sob influência do Renascimento.
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Na época do renascimento a história era:
    a) Humanista
    b) Palaciana
    c) Cristã
    d) Classicista
    Na época do renascimento a história era: a) Humanista b) Palaciana c) Cristã d) Classicista
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • A filologia humanística consistia
    a) Numa nova concepção de Estado: temporal, soberano,
    independente da igreja, centralizado e único
    b) Comparação de estilos documentais, erros de tradução, etc.
    c) Surgimento de um dos maiores instrumentos de crítica
    histórica
    d) No método crítico de investigação
    A filologia humanística consistia a) Numa nova concepção de Estado: temporal, soberano, independente da igreja, centralizado e único b) Comparação de estilos documentais, erros de tradução, etc. c) Surgimento de um dos maiores instrumentos de crítica histórica d) No método crítico de investigação
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • A filologia humanista foi introduzida por:
    a) Nicolau Maquiavel
    b) Lourenzo Valla
    c) Francis Bacon
    d) Jean Bodin
    A filologia humanista foi introduzida por: a) Nicolau Maquiavel b) Lourenzo Valla c) Francis Bacon d) Jean Bodin
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Distingue a historiografia do século XVII da do século XVIII quanto ao objecto de estudo.
    Distingue a historiografia do século XVII da do século XVIII quanto ao objecto de estudo.
    0 Answers 0 hisse senetleri
  • Analise o contributo de Jean Jackes Rousseau para a História
    Analise o contributo de Jean Jackes Rousseau para a História
    0 Answers 0 hisse senetleri