• Ozonizador é um aparelho vendido no comércio para ser utilizado no tratamento da água. Nesse aparelho é produzido ozônio (O3) a partir do oxigênio do ar (O2), que mata os micro-organismos presentes na água. A reação de obtenção do ozônio a partir do oxigênio pode ser representada pela equação: 3O2(g) ↔ 2O3(g) ΔH = +284 kJ

    Com base nessa equação, e considerando a transformação de 1000 g de O2(g) em O3(g), a quantidade de calor envolvida na reação é:
    a) 2958,33 kJ e a reação é endotérmica.
    b) 1479,16 kJ e a reação é exotérmica.
    c) 739,58 kJ e a reação é exotérmica.
    d) 369,79 kJ e a reação é endotérmica.
    e) 184,90 kJ e a reação é endotérmica.
    Ozonizador é um aparelho vendido no comércio para ser utilizado no tratamento da água. Nesse aparelho é produzido ozônio (O3) a partir do oxigênio do ar (O2), que mata os micro-organismos presentes na água. A reação de obtenção do ozônio a partir do oxigênio pode ser representada pela equação: 3O2(g) ↔ 2O3(g) ΔH = +284 kJ Com base nessa equação, e considerando a transformação de 1000 g de O2(g) em O3(g), a quantidade de calor envolvida na reação é: a) 2958,33 kJ e a reação é endotérmica. b) 1479,16 kJ e a reação é exotérmica. c) 739,58 kJ e a reação é exotérmica. d) 369,79 kJ e a reação é endotérmica. e) 184,90 kJ e a reação é endotérmica.
    1 Answers 0 Distribuiri
  • A oxidação de açúcares no corpo humano produz ao redor de 4,0 quilocalorias por grama de açúcar oxidado. A oxidação de um décimo de mol de glicose (C6H12O6) vai produzir aproximadamente: Massas atômicas: H = 1,0; C = 12; O = 16.

    a) 40 kcal
    b) 50 kcal
    c) 60 kcal
    d) 70 kcal
    e) 80 kcal
    A oxidação de açúcares no corpo humano produz ao redor de 4,0 quilocalorias por grama de açúcar oxidado. A oxidação de um décimo de mol de glicose (C6H12O6) vai produzir aproximadamente: Massas atômicas: H = 1,0; C = 12; O = 16. a) 40 kcal b) 50 kcal c) 60 kcal d) 70 kcal e) 80 kcal
    1 Answers 0 Distribuiri
  • Tanto gás natural como óleo diesel são utilizados como combustível em transportes urbanos. A combustão completa do gás natural e do óleo diesel liberam, respectivamente, 9×10² kJ e 9×10³ kJ por mol de hidrocarboneto. A queima desses combustíveis contribui para o efeito estufa. Para igual energia liberada, quantas vezes a contribuição do óleo diesel é maior que a do gás natural?

    (Considere gás natural = CH4, óleo diesel = C14H30)
    a) 1,1.
    b) 1,2.
    c) 1,4.
    d) 1,6.
    e) 1,8.
    Tanto gás natural como óleo diesel são utilizados como combustível em transportes urbanos. A combustão completa do gás natural e do óleo diesel liberam, respectivamente, 9×10² kJ e 9×10³ kJ por mol de hidrocarboneto. A queima desses combustíveis contribui para o efeito estufa. Para igual energia liberada, quantas vezes a contribuição do óleo diesel é maior que a do gás natural? (Considere gás natural = CH4, óleo diesel = C14H30) a) 1,1. b) 1,2. c) 1,4. d) 1,6. e) 1,8.
    1 Answers 0 Distribuiri
  • Analise as afirmativas abaixo:
    I. Entalpia (H) pode ser conceituada como a energia global de um sistema.
    II. Uma reação exotérmica apresenta D H positivo.
    III. O calor de reação de um processo químico será dado por D H.

    a) somente I é correta
    b) somente II é correta
    c) somente III é correta
    d) as afirmativas I e II são corretas
    e) as afirmativas I e III são corretas
    Analise as afirmativas abaixo: I. Entalpia (H) pode ser conceituada como a energia global de um sistema. II. Uma reação exotérmica apresenta D H positivo. III. O calor de reação de um processo químico será dado por D H. a) somente I é correta b) somente II é correta c) somente III é correta d) as afirmativas I e II são corretas e) as afirmativas I e III são corretas
    1 Answers 0 Distribuiri
  • Os hidrocarbonetos isômeros antraceno e fenantreno diferem em suas entalpias (energias). Esta diferença de entalpia pode ser calculada, medindo-se o calor de combustão total desses compostos em idênticas condições de pressão e temperatura. Para o antraceno, há liberação de 7060 kJ/mol e para o fenantreno, há liberação de 7040 kJ/mol.

    Sendo assim, para 10 mols de cada composto, a diferença de entalpia é igual a
    a) 20 kJ, sendo o antraceno o mais energético.
    b) 200 kJ, sendo o fenantreno o mais energético.
    c) 20 kJ, sendo o fenantreno o mais energético.
    d) 2000 kJ, sendo o antraceno o mais energético.
    e) 200 kJ, sendo o antraceno o mais energético
    Os hidrocarbonetos isômeros antraceno e fenantreno diferem em suas entalpias (energias). Esta diferença de entalpia pode ser calculada, medindo-se o calor de combustão total desses compostos em idênticas condições de pressão e temperatura. Para o antraceno, há liberação de 7060 kJ/mol e para o fenantreno, há liberação de 7040 kJ/mol. Sendo assim, para 10 mols de cada composto, a diferença de entalpia é igual a a) 20 kJ, sendo o antraceno o mais energético. b) 200 kJ, sendo o fenantreno o mais energético. c) 20 kJ, sendo o fenantreno o mais energético. d) 2000 kJ, sendo o antraceno o mais energético. e) 200 kJ, sendo o antraceno o mais energético
    1 Answers 0 Distribuiri
  • Considere a equação a seguir:

    2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (l) ΔH = – 572 kJ

    É correto afirmar que a reação é:
    a) exotérmica, liberando 286 kJ por mol de oxigênio consumido.
    b) exotérmica, liberando 572 kJ para dois mols de água produzida.
    c) endotérmica, consumindo 572 kJ para dois mols de água produzida.
    d) endotérmica, liberando 572 kJ para dois mols de oxigênio consumido.
    e) endotérmica, consumindo 286 kJ por mol de água produzida.
    Considere a equação a seguir: 2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (l) ΔH = – 572 kJ É correto afirmar que a reação é: a) exotérmica, liberando 286 kJ por mol de oxigênio consumido. b) exotérmica, liberando 572 kJ para dois mols de água produzida. c) endotérmica, consumindo 572 kJ para dois mols de água produzida. d) endotérmica, liberando 572 kJ para dois mols de oxigênio consumido. e) endotérmica, consumindo 286 kJ por mol de água produzida.
    1 Answers 0 Distribuiri
  • O etanol é um composto orgânico cuja ebulição ocorre a uma temperatura de 78,4 ºC. Pode ser obtido a partir de vários métodos. No Brasil, é produzido através da fermentação da cana-de-açúcar, já que a sua disponibilidade agrícola é bastante ampla no nosso País. A reação química da combustão completa do etanol e o seu valor da entalpia são dados a seguir:

    C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) + 327 kcal/mol

    Sabendo-se que a entalpia é uma propriedade extensiva, na queima de 115 g desse combustível, a quantidade de calor envolvida na reação é de, aproximadamente:
    a) - 327 kcal.
    b) + 817,5 kcal
    c) + 327 kcal
    d) - 817,5 kcal
    e) - 130,8 kcal
    O etanol é um composto orgânico cuja ebulição ocorre a uma temperatura de 78,4 ºC. Pode ser obtido a partir de vários métodos. No Brasil, é produzido através da fermentação da cana-de-açúcar, já que a sua disponibilidade agrícola é bastante ampla no nosso País. A reação química da combustão completa do etanol e o seu valor da entalpia são dados a seguir: C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) + 327 kcal/mol Sabendo-se que a entalpia é uma propriedade extensiva, na queima de 115 g desse combustível, a quantidade de calor envolvida na reação é de, aproximadamente: a) - 327 kcal. b) + 817,5 kcal c) + 327 kcal d) - 817,5 kcal e) - 130,8 kcal
    1 Answers 0 Distribuiri
  • De um avião que voa uniformemente e horizontalmente como a velocidade de 720 km por hora como altitude de 3920 m sobre a terra foi lançado uma carga determine

    a) equações horárias do movimento
    B) o tempo do voo da carga
    C) a distância entre o local do lançamento e o local onde ela caiu da terra
    D) o módulo de velocidade da carga ao atingir o solo
    De um avião que voa uniformemente e horizontalmente como a velocidade de 720 km por hora como altitude de 3920 m sobre a terra foi lançado uma carga determine a) equações horárias do movimento B) o tempo do voo da carga C) a distância entre o local do lançamento e o local onde ela caiu da terra D) o módulo de velocidade da carga ao atingir o solo
    1
    2 Answers 0 Distribuiri
  • 1-No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, Reino Fungi. Explique o porquê os fungos diferem dos vegetais.

    2-Um pesquisador encontrou na floresta amazônica um ser vivo que apresentava parede celular de quitina, armazenava glicogênio e não apresentava cloroplastos.

    a) A partir das características encontradas, o pesquisador concluiu que tal ser vivo não poderia ser colocado na base de uma cadeia alimentar. O que o levou a essa conclusão e por quê?
    b) A que reino pertence o ser vivo encontrado pelo pesquisador? Explique como esse organismo consegue obter sua matéria orgânica do meio ambiente.
    3-No século 19, algas e fungos eram classificados como vegetais. Nas classificações modernas, algas e fungos pertencem a reinos diferentes. Quais as principais diferenças entre os dois grupos?

    4-À primeira vista, os fungos são pouco interessantes, mas eles contribuem de forma decisiva para a diversidade biológica. Além disso, apresentam importância econômica. Os refrigerantes, por exemplo, são produtos fúngicos, porque a maioria tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado industrialmente.
    Sobre os fungos, responda ao que se pede.
    a) Cite três características destes organismos.
    b) Os fungos compõem diferentes associações com outros seres vivos. Cite um exemplo destas associações e sua respectiva importância biológica.

    5-Na conquista do ambiente terrestre, representado pela rocha “nua”, é conhecida a eficiência dos liquens, que são associações entre um fungo e certos tipos de organismos autótrofos. Um fungo, geralmente um ascomiceto, produz um ácido que degrada a rocha, conseguindo reter a água e sais minerais, que serão utilizados pelo autótrofo associado para produzir matéria orgânica, fornecendo-a também ao fungo. A associação mutualística descrita será mais eficiente se o referido organismo autótrofo for de qual tipo?

    6-Nos sistemas mais antigos de classificação, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que não ocorre atualmente. Com base nesse fato responda as questões abaixo.

    a) Cite duas características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.
    b) Cite os atuais reinos de classificação biológica.
    c) Dê exemplo de seres vivos pertencentes a cada reino de classificação biológica.



    7-O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.

    a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes.
    b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
    c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.

    8- Em um restaurante vegetariano, o cardápio continha os seguintes itens:
    👉🏼Arroz integral
    👉🏼Bife de glúten
    👉🏼Macarrão integral com molho de cogumelos
    👉🏼Sopa de aveia
    👉🏼Couve-flor com molho de gergelim
    👉🏼Salada de broto de feijão
    👉🏼Tofu assado
    Salada de legumes com grão-de-bico
    Identifique o item do cardápio que não pode ser considerado de origem em um vegetal. Indique o Reino ao qual o item pertence e dê uma característica que o diferencia ao mesmo tempo de um animal e de um vegetal.

    9-“Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos.

    a) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários.
    b) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.

    10-Considere uma levedura, que é um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde a única fonte de carbono é a sacarose, açúcar que não atravessa a membrana celular.
    a) De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura?
    b) Que composto de carbono é eliminado pela levedura caso ela utilize os produtos originados da sacarose nas reações de oxidação que ocorrem em suas mitocôndrias?
    1-No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, Reino Fungi. Explique o porquê os fungos diferem dos vegetais. 2-Um pesquisador encontrou na floresta amazônica um ser vivo que apresentava parede celular de quitina, armazenava glicogênio e não apresentava cloroplastos. a) A partir das características encontradas, o pesquisador concluiu que tal ser vivo não poderia ser colocado na base de uma cadeia alimentar. O que o levou a essa conclusão e por quê? b) A que reino pertence o ser vivo encontrado pelo pesquisador? Explique como esse organismo consegue obter sua matéria orgânica do meio ambiente. 3-No século 19, algas e fungos eram classificados como vegetais. Nas classificações modernas, algas e fungos pertencem a reinos diferentes. Quais as principais diferenças entre os dois grupos? 4-À primeira vista, os fungos são pouco interessantes, mas eles contribuem de forma decisiva para a diversidade biológica. Além disso, apresentam importância econômica. Os refrigerantes, por exemplo, são produtos fúngicos, porque a maioria tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado industrialmente. Sobre os fungos, responda ao que se pede. a) Cite três características destes organismos. b) Os fungos compõem diferentes associações com outros seres vivos. Cite um exemplo destas associações e sua respectiva importância biológica. 5-Na conquista do ambiente terrestre, representado pela rocha “nua”, é conhecida a eficiência dos liquens, que são associações entre um fungo e certos tipos de organismos autótrofos. Um fungo, geralmente um ascomiceto, produz um ácido que degrada a rocha, conseguindo reter a água e sais minerais, que serão utilizados pelo autótrofo associado para produzir matéria orgânica, fornecendo-a também ao fungo. A associação mutualística descrita será mais eficiente se o referido organismo autótrofo for de qual tipo? 6-Nos sistemas mais antigos de classificação, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que não ocorre atualmente. Com base nesse fato responda as questões abaixo. a) Cite duas características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal. b) Cite os atuais reinos de classificação biológica. c) Dê exemplo de seres vivos pertencentes a cada reino de classificação biológica. 7-O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica. a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes. b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes? c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas. 8- Em um restaurante vegetariano, o cardápio continha os seguintes itens: 👉🏼Arroz integral 👉🏼Bife de glúten 👉🏼Macarrão integral com molho de cogumelos 👉🏼Sopa de aveia 👉🏼Couve-flor com molho de gergelim 👉🏼Salada de broto de feijão 👉🏼Tofu assado Salada de legumes com grão-de-bico Identifique o item do cardápio que não pode ser considerado de origem em um vegetal. Indique o Reino ao qual o item pertence e dê uma característica que o diferencia ao mesmo tempo de um animal e de um vegetal. 9-“Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos. a) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários. b) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação. 10-Considere uma levedura, que é um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde a única fonte de carbono é a sacarose, açúcar que não atravessa a membrana celular. a) De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura? b) Que composto de carbono é eliminado pela levedura caso ela utilize os produtos originados da sacarose nas reações de oxidação que ocorrem em suas mitocôndrias?
    1 Answers 0 Distribuiri
  • 1-Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.

    2-Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consiste esse processo?
    3-Cite 5 características que permitem a um pesquisador identificar uma bactéria.

    4-Em 1928, Griffith fez uma experiência procurando desenvolver um meio de combater a pneumonia. Nesse ensaio, ele injectou pneumococos em quatro grupos de camundongos, da seguinte maneira:
    👌I – no grupo 1, pneumococos capsulados vivos;
    👌II – no grupo 2, pneumococos não capsulados vivos;
    👌III – no grupo 3, pneumococos capsulados mortos pelo calor;
    👌IV – no grupo 4, pneumococos capsulados mortos e pneumococos não capsulados vivos.
    Em pouco tempo, ele observou que os animais dos grupos II e III permaneceram vivos, enquanto os dos grupos I e IV morreram. Explique seus resultados.

    5-Em laboratório, um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la no microscópio eletrônico, viu que tratava-se de uma bactéria. Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique.

    6-Surtos epidêmicos de peste bubônica já dizimaram grandes populações em diferentes períodos da história da humanidade, o mesmo acontecendo com outras doenças, como a gripe espanhola, durante a Segunda Guerra Mundial, tuberculose, cólera, dengue e a sua complicação mais severa: a dengue hemorrágica, que vem infectando milhares de crianças todos os anos nas regiões tropicais do oeste do Pacífico e sudeste da Ásia, aumentando ainda nas regiões quentes das Américas. Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda: Qual(is) dessas doenças não pode(m) ser tratada(s) com antibióticos? Justifique.

    7-Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento de doenças que são provocadas por ela? Explique.

    8-Cite duas formas de reprodução das bactérias.

    9-Caracterize o núcleo de uma bactéria.

    10-Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como “feijão-de-porco”. Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo?
    1-Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique. 2-Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consiste esse processo? 3-Cite 5 características que permitem a um pesquisador identificar uma bactéria. 4-Em 1928, Griffith fez uma experiência procurando desenvolver um meio de combater a pneumonia. Nesse ensaio, ele injectou pneumococos em quatro grupos de camundongos, da seguinte maneira: 👌I – no grupo 1, pneumococos capsulados vivos; 👌II – no grupo 2, pneumococos não capsulados vivos; 👌III – no grupo 3, pneumococos capsulados mortos pelo calor; 👌IV – no grupo 4, pneumococos capsulados mortos e pneumococos não capsulados vivos. Em pouco tempo, ele observou que os animais dos grupos II e III permaneceram vivos, enquanto os dos grupos I e IV morreram. Explique seus resultados. 5-Em laboratório, um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la no microscópio eletrônico, viu que tratava-se de uma bactéria. Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique. 6-Surtos epidêmicos de peste bubônica já dizimaram grandes populações em diferentes períodos da história da humanidade, o mesmo acontecendo com outras doenças, como a gripe espanhola, durante a Segunda Guerra Mundial, tuberculose, cólera, dengue e a sua complicação mais severa: a dengue hemorrágica, que vem infectando milhares de crianças todos os anos nas regiões tropicais do oeste do Pacífico e sudeste da Ásia, aumentando ainda nas regiões quentes das Américas. Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda: Qual(is) dessas doenças não pode(m) ser tratada(s) com antibióticos? Justifique. 7-Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento de doenças que são provocadas por ela? Explique. 8-Cite duas formas de reprodução das bactérias. 9-Caracterize o núcleo de uma bactéria. 10-Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como “feijão-de-porco”. Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo?
    1 Answers 0 Distribuiri