1-Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.

2-Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consiste esse processo?
3-Cite 5 características que permitem a um pesquisador identificar uma bactéria.

4-Em 1928, Griffith fez uma experiência procurando desenvolver um meio de combater a pneumonia. Nesse ensaio, ele injectou pneumococos em quatro grupos de camundongos, da seguinte maneira:
👌I – no grupo 1, pneumococos capsulados vivos;
👌II – no grupo 2, pneumococos não capsulados vivos;
👌III – no grupo 3, pneumococos capsulados mortos pelo calor;
👌IV – no grupo 4, pneumococos capsulados mortos e pneumococos não capsulados vivos.
Em pouco tempo, ele observou que os animais dos grupos II e III permaneceram vivos, enquanto os dos grupos I e IV morreram. Explique seus resultados.

5-Em laboratório, um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la no microscópio eletrônico, viu que tratava-se de uma bactéria. Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique.

6-Surtos epidêmicos de peste bubônica já dizimaram grandes populações em diferentes períodos da história da humanidade, o mesmo acontecendo com outras doenças, como a gripe espanhola, durante a Segunda Guerra Mundial, tuberculose, cólera, dengue e a sua complicação mais severa: a dengue hemorrágica, que vem infectando milhares de crianças todos os anos nas regiões tropicais do oeste do Pacífico e sudeste da Ásia, aumentando ainda nas regiões quentes das Américas. Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda: Qual(is) dessas doenças não pode(m) ser tratada(s) com antibióticos? Justifique.

7-Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento de doenças que são provocadas por ela? Explique.

8-Cite duas formas de reprodução das bactérias.

9-Caracterize o núcleo de uma bactéria.

10-Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como “feijão-de-porco”. Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo?
1-Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique. 2-Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consiste esse processo? 3-Cite 5 características que permitem a um pesquisador identificar uma bactéria. 4-Em 1928, Griffith fez uma experiência procurando desenvolver um meio de combater a pneumonia. Nesse ensaio, ele injectou pneumococos em quatro grupos de camundongos, da seguinte maneira: 👌I – no grupo 1, pneumococos capsulados vivos; 👌II – no grupo 2, pneumococos não capsulados vivos; 👌III – no grupo 3, pneumococos capsulados mortos pelo calor; 👌IV – no grupo 4, pneumococos capsulados mortos e pneumococos não capsulados vivos. Em pouco tempo, ele observou que os animais dos grupos II e III permaneceram vivos, enquanto os dos grupos I e IV morreram. Explique seus resultados. 5-Em laboratório, um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la no microscópio eletrônico, viu que tratava-se de uma bactéria. Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique. 6-Surtos epidêmicos de peste bubônica já dizimaram grandes populações em diferentes períodos da história da humanidade, o mesmo acontecendo com outras doenças, como a gripe espanhola, durante a Segunda Guerra Mundial, tuberculose, cólera, dengue e a sua complicação mais severa: a dengue hemorrágica, que vem infectando milhares de crianças todos os anos nas regiões tropicais do oeste do Pacífico e sudeste da Ásia, aumentando ainda nas regiões quentes das Américas. Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda: Qual(is) dessas doenças não pode(m) ser tratada(s) com antibióticos? Justifique. 7-Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento de doenças que são provocadas por ela? Explique. 8-Cite duas formas de reprodução das bactérias. 9-Caracterize o núcleo de uma bactéria. 10-Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como “feijão-de-porco”. Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo?
1 Answers 0 Shares
Sponsored
Olá! Estou aqui para ajudar com trabalhos,Testes e Exames. Se você tiver alguma pergunta ou precisar de assistência, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo no WhatsApp. Estou disponível para conversar e ajudar no que for necessário. Aguardo o seu contato! 879369395
E