- Gurué à Gurué
- Habitant Gurué
- Du Namarrói
- Étudié 12ª Classe à Escola Secundária Geral Eduardo ModlaneClass of 12ª Classe
- Male
- Suivi par 59 people
Amis 53
Mises à jour récentes
- Origem e evolução da vida
Origem da vida: Explicada por várias teorias desenvolvidas na busca por respostas.
Abiogênese e biogênese: Duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra.
O que é universo?: Corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente.
Teoria do Big Bang: Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico.
Evolução: Corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.
Evolução humana: Corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.
Teoria da evolução: As espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes.
Darwinismo: É o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin.
Neodarwinismo: É a teoria moderna da evolução que está pautado nos estudos evolucionistas de Charles Darwin, unido às descobertas da genética.
Seleção natural: Ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente.Origem e evolução da vida Origem da vida: Explicada por várias teorias desenvolvidas na busca por respostas. Abiogênese e biogênese: Duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra. O que é universo?: Corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente. Teoria do Big Bang: Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico. Evolução: Corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. Evolução humana: Corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie. Teoria da evolução: As espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes. Darwinismo: É o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin. Neodarwinismo: É a teoria moderna da evolução que está pautado nos estudos evolucionistas de Charles Darwin, unido às descobertas da genética. Seleção natural: Ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente.1 Answers 0 parts - Ecologia e ciências ambientais
Ecossistema: Conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região
Ecossistemas brasileiros: Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas.
Fatores bióticos e abióticos: Os elementos físicos e químicos do ambiente (fatores abióticos) é que determinam, em larga escala, a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos).
Habitat e nicho ecológico: O habitat é local onde vive um animal e o nicho é a forma como ele vive ali.
Teia alimentar: Conjunto de cadeias alimentares ligadas em um ecossistema.
Cadeia alimentar: Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.
Pirâmides ecológicas: São representações gráficas das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade.
Ciclos biogeoquímicos: Representam o movimento dos elementos químicos entre os seres vivos e a atmosfera, litosfera e hidrosfera do planeta.
Biomas do Mundo: São sete os principais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto.
Biomas brasileiros: São seis: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Recursos naturais: São os elementos oferecidos pela natureza, que são utilizados pelo homem para sua sobrevivência.
Mudanças climáticas: São as alterações do clima em todo o planeta.
Efeito estufa e aquecimento global: O efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global.Ecologia e ciências ambientais Ecossistema: Conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região Ecossistemas brasileiros: Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. Fatores bióticos e abióticos: Os elementos físicos e químicos do ambiente (fatores abióticos) é que determinam, em larga escala, a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos). Habitat e nicho ecológico: O habitat é local onde vive um animal e o nicho é a forma como ele vive ali. Teia alimentar: Conjunto de cadeias alimentares ligadas em um ecossistema. Cadeia alimentar: Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos. Pirâmides ecológicas: São representações gráficas das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade. Ciclos biogeoquímicos: Representam o movimento dos elementos químicos entre os seres vivos e a atmosfera, litosfera e hidrosfera do planeta. Biomas do Mundo: São sete os principais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Biomas brasileiros: São seis: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Recursos naturais: São os elementos oferecidos pela natureza, que são utilizados pelo homem para sua sobrevivência. Mudanças climáticas: São as alterações do clima em todo o planeta. Efeito estufa e aquecimento global: O efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global.1 Answers 0 parts - Identidade dos seres vivos
Classificação dos seres vivos: Sistema que organiza os seres vivos em categorias de acordo com suas características comuns e relações de parentesco evolutivo.
Vírus: São agentes infecciosos, microscópicos e acelulares (não possuem células).
Células procariontes: Não possuem membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Células eucariontes: É constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Seres Autótrofos e Heterótrofos: Autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese, já os heterótrofos obtêm nutrientes e energia, consumindo outros seres vivos.
Filogenia: É a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes.
Embriologia: Estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fecundação, formação do zigoto até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados.
Anatomia humana: Estuda as estruturas corporais, como elas se formam e como funcionam em conjunto no corpo (sistemas).
Fisiologia: Estudo das múltiplas funções químicas, físicas e biológicas que garantem o adequado funcionamento dos organismos.Identidade dos seres vivos Classificação dos seres vivos: Sistema que organiza os seres vivos em categorias de acordo com suas características comuns e relações de parentesco evolutivo. Vírus: São agentes infecciosos, microscópicos e acelulares (não possuem células). Células procariontes: Não possuem membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior. Células eucariontes: É constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Seres Autótrofos e Heterótrofos: Autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese, já os heterótrofos obtêm nutrientes e energia, consumindo outros seres vivos. Filogenia: É a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Embriologia: Estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fecundação, formação do zigoto até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados. Anatomia humana: Estuda as estruturas corporais, como elas se formam e como funcionam em conjunto no corpo (sistemas). Fisiologia: Estudo das múltiplas funções químicas, físicas e biológicas que garantem o adequado funcionamento dos organismos.0 Answers 0 parts - Moléculas, células e tecidos
Célula: Menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas.
Teoria celular: Afirma que todos os seres vivos são formados por células.
Organelas celulares: São como pequenos órgãos que realizam as atividades essenciais para as células.
Núcleo celular: Onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos e está presente nas células eucariontes.
Divisão celular: Processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas.
Metabolismo: Conjunto de reações químicas que ocorre na célula e que lhe permite manter-se viva, crescer e se dividir.
Síntese proteica: Mecanismo de produção de proteínas.
Histologia: Estuda os tecidos biológicos analisando sua estrutura, origem e diferenciação.
Citologia: Ramo da Biologia que estuda as células e suas estruturas.
Biotecnologia: O uso das tecnologias para criar ou modificar organismos vivos.Moléculas, células e tecidos Célula: Menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Teoria celular: Afirma que todos os seres vivos são formados por células. Organelas celulares: São como pequenos órgãos que realizam as atividades essenciais para as células. Núcleo celular: Onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos e está presente nas células eucariontes. Divisão celular: Processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. Metabolismo: Conjunto de reações químicas que ocorre na célula e que lhe permite manter-se viva, crescer e se dividir. Síntese proteica: Mecanismo de produção de proteínas. Histologia: Estuda os tecidos biológicos analisando sua estrutura, origem e diferenciação. Citologia: Ramo da Biologia que estuda as células e suas estruturas. Biotecnologia: O uso das tecnologias para criar ou modificar organismos vivos.0 Answers 0 parts - A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é composta por 45 questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 100 pontos. Nela, são avaliados conhecimentos específicos de Biologia, Física e Química.A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é composta por 45 questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 100 pontos. Nela, são avaliados conhecimentos específicos de Biologia, Física e Química.0 Answers 0 parts
Plus de lecture