Sou natural da Zambézia mocuba
- يعيش في Quelimane
- من Mocuba
- درس Cv5 في Instituto Agrário de MocubaClass of Terceiro Ano
- Male
- أعزب
- 30/11/2001
- متابع بواسطة 39 اشخاص
الأصدقاء 28
التحديثات الأخيرة
-
Sobre a formação do relevo é correto afirmar que
a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura.
b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.
c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado por agentes endógenos.
d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra.
Alternativa correta: b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.
a) ERRADA. Os processos internos e externos através dos anos e ao longo das eras geológicas modelaram o relevo e continuam transformando-o.
b) CORRETA. Os agentes internos, como vulcanismo e tectonismo, e os agentes externos, como vento e chuva, moldam e determinam os tipos de relevo.
c) ERRADA. Os agentes internos ou endógenos e os agentes externos ou exógenos atuam na formação e transformação do relevo.
d) ERRADA. Fatores externos também podem alterar o relevo, como água, vento e ação humana.
Sobre a formação do relevo é correto afirmar que a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura. b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos. c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado por agentes endógenos. d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra. Alternativa correta: b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos. a) ERRADA. Os processos internos e externos através dos anos e ao longo das eras geológicas modelaram o relevo e continuam transformando-o. b) CORRETA. Os agentes internos, como vulcanismo e tectonismo, e os agentes externos, como vento e chuva, moldam e determinam os tipos de relevo. c) ERRADA. Os agentes internos ou endógenos e os agentes externos ou exógenos atuam na formação e transformação do relevo. d) ERRADA. Fatores externos também podem alterar o relevo, como água, vento e ação humana.0 Answers 0 نشر -
Sobre o relevo brasileiro julgue as afirmativas a seguir.
I. O pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro.
II. No relevo brasileiro as altitudes acima de 800 metros são predominantes.
III. Segundo a classificação de Jurandyr Ross, o relevo brasileiro apresenta planícies, planaltos e depressões
IV. O Brasil não apresenta grandes terremotos e maremotos porque o país está localizado numa grande placa tectônica.
Estão corretas
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, II e IV
d) Todas as alternativas
Alternativa correta: c) I, II e IV.
I. CORRETA. O pico da Neblina, situado no estado do Amazonas, tem 2.995 metros.
II. ERRADA. Predominam altitudes abaixo de 800 metros, ou seja, baixas e médias altitudes. No geral, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes porque não houve formação de dobramentos modernos, um tipo de formação geológica mais recente.
III. CORRETA. Essa classificação foi estabelecida em 1989 pelo geógrafo brasileiro Jurandyr Ross e é uma das mais utilizadas.
IV. CORRETA. O Brasil está localizado no meio da placa tectônica sul-americana, o que impede o choque com outras placas, evitando, assim, a existência de fenômenos naturais como terremotos e os maremotos, além de vulcões ativos.
Sobre o relevo brasileiro julgue as afirmativas a seguir. I. O pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro. II. No relevo brasileiro as altitudes acima de 800 metros são predominantes. III. Segundo a classificação de Jurandyr Ross, o relevo brasileiro apresenta planícies, planaltos e depressões IV. O Brasil não apresenta grandes terremotos e maremotos porque o país está localizado numa grande placa tectônica. Estão corretas a) I, II e III b) II, III e IV c) I, II e IV d) Todas as alternativas Alternativa correta: c) I, II e IV. I. CORRETA. O pico da Neblina, situado no estado do Amazonas, tem 2.995 metros. II. ERRADA. Predominam altitudes abaixo de 800 metros, ou seja, baixas e médias altitudes. No geral, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes porque não houve formação de dobramentos modernos, um tipo de formação geológica mais recente. III. CORRETA. Essa classificação foi estabelecida em 1989 pelo geógrafo brasileiro Jurandyr Ross e é uma das mais utilizadas. IV. CORRETA. O Brasil está localizado no meio da placa tectônica sul-americana, o que impede o choque com outras placas, evitando, assim, a existência de fenômenos naturais como terremotos e os maremotos, além de vulcões ativos.0 Answers 0 نشر -
Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões.
Resposta:
Montanhas: relevo com altitudes maiores que as regiões que circundam, acidentado, com encostas íngremes e vales profundos.
Exemplos: Monte Everest (8.848 m) é a montanha mais alta do mundo e o Pico da Neblina (2.995 m) é a mais alta do Brasil.
Planaltos: envolvem diferentes formas de superfícies, como morros, serras e chapadas. Trata-se de regiões elevadas com bordas escarpadas ou rampas suaves, com topos planos ou arredondados.
Exemplos: Planalto Central Brasileiro e Planalto do Tibete.
Planícies: superfícies aplanadas e baixas caracterizadas pelo acúmulo de sedimentos. É comum serem encontradas próximas de planaltos e montanhas, relevos passíveis de erosão, e também próximas de rios e lagos.
Exemplos: Planície do Pantanal e Planície da Austrália.
Depressões: regiões mais baixas em comparação com as porções vizinhas. A erosão é um processo responsável por sua formação e, por isso, apresentam uma leve inclinação.
Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões. Resposta: Montanhas: relevo com altitudes maiores que as regiões que circundam, acidentado, com encostas íngremes e vales profundos. Exemplos: Monte Everest (8.848 m) é a montanha mais alta do mundo e o Pico da Neblina (2.995 m) é a mais alta do Brasil. Planaltos: envolvem diferentes formas de superfícies, como morros, serras e chapadas. Trata-se de regiões elevadas com bordas escarpadas ou rampas suaves, com topos planos ou arredondados. Exemplos: Planalto Central Brasileiro e Planalto do Tibete. Planícies: superfícies aplanadas e baixas caracterizadas pelo acúmulo de sedimentos. É comum serem encontradas próximas de planaltos e montanhas, relevos passíveis de erosão, e também próximas de rios e lagos. Exemplos: Planície do Pantanal e Planície da Austrália. Depressões: regiões mais baixas em comparação com as porções vizinhas. A erosão é um processo responsável por sua formação e, por isso, apresentam uma leve inclinação.0 Answers 0 نشر -
O que é relevo?
Resposta:
O conjunto das diferentes formas e altitudes que a superfície terrestre se apresenta recebe o nome de relevo. Na litosfera, os tipos de relevo variam de lugares planos até aqueles com elevadas variações de altitude.
O que é relevo? Resposta: O conjunto das diferentes formas e altitudes que a superfície terrestre se apresenta recebe o nome de relevo. Na litosfera, os tipos de relevo variam de lugares planos até aqueles com elevadas variações de altitude.0 Answers 0 نشر -
Observe a sequência a seguir sobre a formação da Terra.
I. Formação do sistema solar
II. Formação do núcleo da Terra
III. Formação de superfície com rochas flutuantes sob a rocha fundida
IV. Liberação de gases na atmosfera pela erupção de vulcões
V. Condensação do vapor de água e surgimento dos oceanos
VI. Consolidação de uma massa continental
VII. Divisão da parte sólida em grandes continentes
A massa continental apresentada no item VI é chamada de
a) Crosta terrestre
b) Pangeia
c) Placa tectônica
Alternativa correta: b) Pangeia.
Através da observação da configuração dos continentes americano e africano, Alfred Wegener notou algumas semelhanças e com base em outros fatores observados propôs a Teoria da Deriva dos Continentes, em 1912.
Segundo Wegener, todos os continentes um dia formaram uma massa continental chamada de Pangeia. Esse bloco único sofreu os efeitos causados pelo movimento das placas tectônicas e em um processo de milhões de anos se dividiu em dois continentes: Gondwana e Laurásia.
Posteriormente, um processo lento fez com que os dois continentes fossem fragmentados e deu origem aos continentes que constituem o nosso planeta.
Observe a sequência a seguir sobre a formação da Terra. I. Formação do sistema solar II. Formação do núcleo da Terra III. Formação de superfície com rochas flutuantes sob a rocha fundida IV. Liberação de gases na atmosfera pela erupção de vulcões V. Condensação do vapor de água e surgimento dos oceanos VI. Consolidação de uma massa continental VII. Divisão da parte sólida em grandes continentes A massa continental apresentada no item VI é chamada de a) Crosta terrestre b) Pangeia c) Placa tectônica Alternativa correta: b) Pangeia. Através da observação da configuração dos continentes americano e africano, Alfred Wegener notou algumas semelhanças e com base em outros fatores observados propôs a Teoria da Deriva dos Continentes, em 1912. Segundo Wegener, todos os continentes um dia formaram uma massa continental chamada de Pangeia. Esse bloco único sofreu os efeitos causados pelo movimento das placas tectônicas e em um processo de milhões de anos se dividiu em dois continentes: Gondwana e Laurásia. Posteriormente, um processo lento fez com que os dois continentes fossem fragmentados e deu origem aos continentes que constituem o nosso planeta.0 Answers 0 نشر -
A camada mais central da Terra é o núcleo. A principal diferença entre as suas subdivisões (núcleo interno e núcleo externo) é
a) A composição. O núcleo interno é formado por níquel e enxofre, enquanto os elementos em maior quantidade no núcleo externo são ferro e silício.
b) O estado físico. Acredita-se que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido e denso.
c) A temperatura. O núcleo interno é uma região mais fria do que o núcleo externo.
d) A viscosidade. O núcleo interno apresenta uma viscosidade maior que o núcleo externo.
Alternativa correta: b) O estado físico. Acredita-se que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido e denso.
O núcleo da Terra é uma camada de elevada temperatura, rica em ferro e níquel. Suas subdivisões se diferenciam principalmente pelo estado físico, pois pelos estudos realizados indicam que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido.
Acredita-se que o núcleo interno, apesar de ser composto de basicamente pelos mesmos materiais do núcleo externo, apresenta-se sólido e denso pela pressão elevada. Por não transmitir ondas sísmicas, considera-se que o núcleo externo é líquido.
A camada mais central da Terra é o núcleo. A principal diferença entre as suas subdivisões (núcleo interno e núcleo externo) é a) A composição. O núcleo interno é formado por níquel e enxofre, enquanto os elementos em maior quantidade no núcleo externo são ferro e silício. b) O estado físico. Acredita-se que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido e denso. c) A temperatura. O núcleo interno é uma região mais fria do que o núcleo externo. d) A viscosidade. O núcleo interno apresenta uma viscosidade maior que o núcleo externo. Alternativa correta: b) O estado físico. Acredita-se que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido e denso. O núcleo da Terra é uma camada de elevada temperatura, rica em ferro e níquel. Suas subdivisões se diferenciam principalmente pelo estado físico, pois pelos estudos realizados indicam que o núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido. Acredita-se que o núcleo interno, apesar de ser composto de basicamente pelos mesmos materiais do núcleo externo, apresenta-se sólido e denso pela pressão elevada. Por não transmitir ondas sísmicas, considera-se que o núcleo externo é líquido.0 Answers 0 نشر - O manto é a camada intermediária da Terra, localizada entre a crosta terrestre e o núcleo, com espessura média de 2900 km e temperatura de 3500 ºC. Suas principais características são:
a) Aspectos físicos semelhantes à crosta terrestre, constituído de uma grande parte rígida.
b) Camada pastosa e densa, cujos principais constituintes são silicatos aluminosos.
c) Camada homogênea em toda a sua extensão, de elevada temperatura e densidade.
d) Camada viscosa constituída de magma, uma mistura complexa e densa de diferentes tipos de rochas e materiais fundidos.
Alternativa correta: d) Camada viscosa constituída de magma, uma mistura complexa e densa de diferentes tipos de rochas e materiais fundidos.
O manto é a camada mais espessa da estrutura terrestre. Suas características físicas são diferentes da crosta terrestre, embora apresente uma porção rígida (manto superior) consistente com a camada acima dele.
O manto é formado por silicatos ferromagnesianos, ou seja, os principais constituintes são ferro e magnésio. Nas partes mais inferiores do manto a rigidez da camada é diminuída pela presença de materiais fundidos. O magma faz parte do manto e corresponde à uma mistura de rochas fundidas.
O manto é a camada intermediária da Terra, localizada entre a crosta terrestre e o núcleo, com espessura média de 2900 km e temperatura de 3500 ºC. Suas principais características são: a) Aspectos físicos semelhantes à crosta terrestre, constituído de uma grande parte rígida. b) Camada pastosa e densa, cujos principais constituintes são silicatos aluminosos. c) Camada homogênea em toda a sua extensão, de elevada temperatura e densidade. d) Camada viscosa constituída de magma, uma mistura complexa e densa de diferentes tipos de rochas e materiais fundidos. Alternativa correta: d) Camada viscosa constituída de magma, uma mistura complexa e densa de diferentes tipos de rochas e materiais fundidos. O manto é a camada mais espessa da estrutura terrestre. Suas características físicas são diferentes da crosta terrestre, embora apresente uma porção rígida (manto superior) consistente com a camada acima dele. O manto é formado por silicatos ferromagnesianos, ou seja, os principais constituintes são ferro e magnésio. Nas partes mais inferiores do manto a rigidez da camada é diminuída pela presença de materiais fundidos. O magma faz parte do manto e corresponde à uma mistura de rochas fundidas.0 Answers 0 نشر -
A crosta terrestre é a camada mais superficial da estrutura da Terra. Sobre ela, analise as sentenças a seguir e classifique-as como VERDADEIRA ou FALSA.
I. Trata-se de uma camada sólida, que juntamente com a porção rígida do manto constituem a litosfera.
II. É a camada mais fina e de profundidade regular da estrutura terrestre.
III. A crosta terrestre não apresenta aspecto contínuo e é dividida em fragmentos chamados de placas tectônicas.
IV. A composição da crosta terrestre é muito homogênea, formada principalmente por silício, alumínio e magnésio.
A sequência correta é:
a) V-V-V-F
b) V-F-V-F
c) F-F-V-F
d) V-F-F-V
Alternativa correta: b) V-F-V-F
I. VERDADEIRA. A litosfera é a camada superior da Terra, cuja crosta terrestre constitui a maior parte.
II. FALSA. Apesar de ser uma camada extremamente fina, a crosta terrestre apresenta profundidade irregular. Embora a média de espessura seja 50 km, em alguns locais pode ter apenas 7 km e em outros chegar a 70 km.
III. VERDADEIRA. As placas tectônicas são os blocos rochosos em constante movimento que compõem a crosta terrestre.
IV. FALSA. A composição da crosta terrestre é heterogênea. A porção rica em silício e magnésio (crosta oceânica) era chamada de SIMA e a constituída principalmente de silício e alumínio (crosta continental) recebia o nome de SIAL.
A crosta terrestre é a camada mais superficial da estrutura da Terra. Sobre ela, analise as sentenças a seguir e classifique-as como VERDADEIRA ou FALSA. I. Trata-se de uma camada sólida, que juntamente com a porção rígida do manto constituem a litosfera. II. É a camada mais fina e de profundidade regular da estrutura terrestre. III. A crosta terrestre não apresenta aspecto contínuo e é dividida em fragmentos chamados de placas tectônicas. IV. A composição da crosta terrestre é muito homogênea, formada principalmente por silício, alumínio e magnésio. A sequência correta é: a) V-V-V-F b) V-F-V-F c) F-F-V-F d) V-F-F-V Alternativa correta: b) V-F-V-F I. VERDADEIRA. A litosfera é a camada superior da Terra, cuja crosta terrestre constitui a maior parte. II. FALSA. Apesar de ser uma camada extremamente fina, a crosta terrestre apresenta profundidade irregular. Embora a média de espessura seja 50 km, em alguns locais pode ter apenas 7 km e em outros chegar a 70 km. III. VERDADEIRA. As placas tectônicas são os blocos rochosos em constante movimento que compõem a crosta terrestre. IV. FALSA. A composição da crosta terrestre é heterogênea. A porção rica em silício e magnésio (crosta oceânica) era chamada de SIMA e a constituída principalmente de silício e alumínio (crosta continental) recebia o nome de SIAL.0 Answers 0 نشر -
A Terra possui uma forma esférica e ligeiramente achatada, cuja estrutura foi desvendada através de estudos utilizando propagações de ondas sísmicas. De acordo com as medições, o planeta apresenta as camadas crosta, manto e núcleo.
Sobre as camadas da Terra é INCORRETO afirmar que
a) O manto é a camada de maior espessura e composta por silicatos de ferro e magnésio.
b) O núcleo é a camada mais profunda, de maior temperatura e pressão.
c) A crosta terrestre é a camada superficial, irregular e extremamente fina do planeta.
d) Entre as camadas existem fronteiras que as separam e recebem o nome de estremaduras.
Alternativa correta: d) Entre as camadas existem fronteiras que as separam e recebem o nome de estremaduras.
As camadas da Terra apresentam composição e propriedades diferentes. A camada mais superficial é a crosta terrestre, seguida do manto e, por fim, o núcleo, localizado na parte mais interna do planeta.
Os seguimentos crosta/manto e manto/núcleo apresentam zonas intermediárias chamadas de descontinuidades, que receberam o nome de seus descobridores.
A descontinuidade de Mohoroviciv está inserida entre a crosta e o manto, já a descontinuidade de Gutenberg corresponde ao espaço entre manto e núcleo.
A Terra possui uma forma esférica e ligeiramente achatada, cuja estrutura foi desvendada através de estudos utilizando propagações de ondas sísmicas. De acordo com as medições, o planeta apresenta as camadas crosta, manto e núcleo. Sobre as camadas da Terra é INCORRETO afirmar que a) O manto é a camada de maior espessura e composta por silicatos de ferro e magnésio. b) O núcleo é a camada mais profunda, de maior temperatura e pressão. c) A crosta terrestre é a camada superficial, irregular e extremamente fina do planeta. d) Entre as camadas existem fronteiras que as separam e recebem o nome de estremaduras. Alternativa correta: d) Entre as camadas existem fronteiras que as separam e recebem o nome de estremaduras. As camadas da Terra apresentam composição e propriedades diferentes. A camada mais superficial é a crosta terrestre, seguida do manto e, por fim, o núcleo, localizado na parte mais interna do planeta. Os seguimentos crosta/manto e manto/núcleo apresentam zonas intermediárias chamadas de descontinuidades, que receberam o nome de seus descobridores. A descontinuidade de Mohoroviciv está inserida entre a crosta e o manto, já a descontinuidade de Gutenberg corresponde ao espaço entre manto e núcleo.0 Answers 0 نشر - Questão 10
O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam. Sobre isso, é correto afirmar:
a) O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre.
b) O efeito estufa é um fenômeno natural decorrente dos movimentos de rotação e translação da Terra.
c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.
d) Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio.
e) As principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a maritimidade e a continentalidade.
Alternativa correta: c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.
O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais que estão relacionados.
Questão 10 O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam. Sobre isso, é correto afirmar: a) O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre. b) O efeito estufa é um fenômeno natural decorrente dos movimentos de rotação e translação da Terra. c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. d) Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio. e) As principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a maritimidade e a continentalidade. Alternativa correta: c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais que estão relacionados.0 Answers 0 نشر
شاهد المزيد