Na matemática, na lógica, e na ciência da computação, a linguagem formal é a linguagem que é definida por modelos matemáticos ou máquinas de processamento de fórmulas.

Como línguas em linguística, a linguagem formal possui dois aspectos: a sintaxe de uma linguagem é o que a linguagem aparenta (mais formalmente: o conjunto de possíveis expressões que são declarações válidas na linguagem); as semânticas da linguagem são o que as declarações de linguagem significam (que são formalizadas de várias maneiras, dependendo do tipo de linguagem em questão).

Existe um ramo especial da matemática e da ciência da computação que é dedicado exclusivamente à teoria da sintaxe da linguagem:Teoria da Linguagem Formal.

Na teoria da linguagem formal, a língua é nada mais que sua própria sintaxe; questões de semântica não são incluídas nessa especialidade.

Conceito de Gramática formal: em ciência da computação e em linguística gramática formal é uma descrição precisa de uma linguagem formal : um conjunto de cadeias .

As duas principais categorias da gramática formal são: a gramática gerativa , que é conjunto de regras de como cadeias podem ser geradas em uma linguagem, e a gramática analítica , que é conjunto de regras de como cadeias podem ser analisadas para determinar se pertencem à linguagem.

Em resumo, a gramática analítica descreve como reconhecer quando cadeias são membros de um conjunto, ao passo que a gramática gerativa descreve somente como escrever essas cadeias no conjunto.