A urina é um puro produto do sangue. Diariamente passam 150 litros de sangue pelos rins dos quais 99% dele filtrado pelos glomérulo renais torna a circular como sangue e só 1% sai como urina contendo vários ingredientes não absorvidos pelo organismo tais como a ureia, acido úrico,creatinina etc. Os ingredientes, a cor e odor da urina são muito semelhante ao soro do sangue. O sangue das pessoas sadias não contem colibacilos ou micróbios, em caso de houver infecções renais como: cistile, vaginite é provável que a urina os contenha em muito pouca quantidade e 
que não afecta em nada o organismo no caso do seu consumo, pelo contrario serve como autovacinação contra a infecção como a Sífilis ou gonorreia. Estudos científicos levados a cabo provam a existência na urina de elementos de várias naturezas  como: 
 

  1. Elementos inorgânicos: Sódio (Na), Potássio (K), Calcio (Ca), Cobre (Cobre), Fluor (F), Iodo (I), Ferro (Fe), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Acido Fosfatado (H3PO4), Acido sulfúrico (H2SO4) e Compostos Nitrógenos.
  2.  Elementos Organicos: Ureia, Acido úrico, Creatinina, Albumina, Ácido amino rubrina, Hizantina, Nitro amino – ácido e proteína.
  3. Vitaminas: Vitamina - A, B, C e E ; Corin, Panteton ácido e Riboflavina.
  4. Hormônios: homônios complexos da hipófise; hormônios da adenóide; hormônios sexuais, interoikin, prostaglandina e hormônio SPU.

Estudos efectuados até agora indicam que foram descobertos mais de 200 espécies de elemento ou materiais na urina, mas diz-se talvez existam pelo menos 1000 espécies. Por isso a urina é um tesouro de ricos medicamentos. Por exemplo, o hormônio SPU descoberto na urina pela equipe científica de Universidade de Harvard, se produz durante o sono e tem várias funções como: 
antibiótico, analgésico, para circulação sanguínea e promotor de secreção de outros hormônios. Com este hormônio, ploriferam-se e fortalecem os materiais imunológicos como a imunoglobina, glóbulos brancos, fortalecendo a resistência do sistema imunológico e curando enfermidades