São  muito frequentes as notícias de assaltos à mão armada, desvios de bens,aviões,carros, atentados à bomba,etc.

Quase sempre nestas triates aventuras os protagonistas são jovens,incluindo até moças...(A muoher ,toda ela feita para distribuir carinhos, alento e ternura,já aprendeu a manejar pistolas e a disparar com instintos selváticos...). Os comentários que ouvimos a tais notícias são quase sempre a pedir sentenças duríssimas e inapaláveis para autores de tais crimes. 

Vamos reflectir um ooupo sobre este fenómeno. O que aparece ao de cima é a manifestação de convulsões ocultas,à semelhança de erupções vulcânicas que partem das profundezas da terra. São as forças do mal disfarçadas em bem, justiça,paz... Ninguém se sacrifica por um ideal que vê claramente errado. Arriscar a vida para cometer violências supõe , quase sempre,uma doutrinação cuidada e persistente em que se explora o idealismo juvenil. Pode ttratar-se dum psicopata , atraído pelo simples espírito de aventura. Com frequência , trata-se dum aliciamento estonteante com que se explora a ganância das pessoas, tudo ao serviço de poderosos para quem as normas morais nada contam . Tudo é possível quando se defende os direitos humanos "têm o fundamento o próprio homem" ,que tudo é relativo , que o ser humano é só matéria,que o valor supremo é o poder económico...

A propósito: quem está por detrás do NEGÓCIO SUJO DE DROGA,DA PORNOGRAFIA,DA PROSTITUIÇÃO,DO ALICIAMENTO DE JOVENS  a pretexto de emprego rendoso e de tantas outras actividades que exploram a fraqueza humana,aviltam a dignidade do ser humano,destroem a solidez da família?... Adultos,quase só adultos,que até sabem discursos moralizantes ...

Quem são os interessados no fabrico das armas de guerra cada vez mais sofisticadas e caras,quem está por detrás dos focos de guerra e de tensão que emergem em diversas partes do mundo e causam a morte a milhares de inocentes e destruições sem contar,Cabo Delgado, Somália,Congo,Afeg Afeganistão ,so  para citar alguns exemplos.

São adultos,arrastados por situações complicadíssimas que não souberam  ou não quiseram evitar ,atraídos pela sede de domínio econômico, ideológico e político. São situações sobretudo de injustiça ocasionadas pela exploração do fraco pelo forte ,darwiniana mente falando. Situações que outros mais fortes exploram com torrentes de promessas . E tudo fica como antes . Apenas com rótulo diferente. A independência política parece ser o bem mais aclamado ,sem outro bem mais precioso: o da independência económica.

Querido jovem : tudo isto parece muito simples e ao mesmo tempo muito complicado. Uma coisa,porém , é certa : a corrida aos armamentos não soluciona os problemas da nossa sociedade, sobretudo o da fome,só subdesenvolvimento,da saúde,da educação,etc, etc. Vamos colaborar na construção dum mundo melhor ,mas com uma dinâmica baseda na justiça e no amor fraterno . UBI SOCIETAS, IBI CARITAS.