ALFABETIZAÇÃO: COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
 
A sociedade actual de várias formas tem lutado para combater os vários desafios que são impostos pela sua convivência. Nunca se procurou desenvolvimento tanto a nível social bem como individual como hoje, mas daqui pode surgir uma questão que não quer calar, que condições nós como sociedade actual ou como indivíduos temos para alancar tal desenvolvimento? Afirmamos isto tendo em conta que cada época histórica sempre nos impõe novas formas de ser e estar dependendo ou não da nossa vontade. Importa fazer alusão apriori que a área na qual queremos tecer posicionamentos é a educação, concretamente no aspecto da alfabetização de adultos e crianças.
 
Pode-se começar com uma questão, como esperar um desenvolvimento de uma sociedade quase maioritariamente analfabeta observando os paradigmas de desenvolvimento na sociedade global actual? Actualmente, pensamos estar mais que claro que a grande parte dos indivíduos e estados não mais estão unicamente limitados na concorrência baseada na extensão das suas terras, na troca de produtos agrícolas, na quantidade de recursos minerais, vegetais, entre tantos outros aspectos que pensamos ser evidentes. Hoje em dia, para não dizer desde os primórdios embora de forma ínfima, o conhecimento sempre foi e com mais intensidade é hoje a base de todo desenvolvimento que o homem bem como a sociedade podem e almejam possuir e o objecto de troca mais valioso.
 
Nos dias hodiernos, pensamos estar mais evidente que a educação é o factor apriori á qualquer desenvolvimento, por isso faz-se necessário analisar o discutir a questão da mesma sobretudo no que diz respeito a alfabetização, pois este é a primeira acção da educação sobre o indivíduo.