Por: Daniel Ngovene

Regras do método.

René Descartes nasceu em 1596, fez os SEUS estudos no colégio jesuíta Royal Hegry, após concluir os estudos, julgou que apesar de ter estudado nas melhores universidades do mundo onde se esperava que tivesse também os melhores professores do mundo, se propus a trilhar um novo caminho da ciência porque o que havia estudado, não podia ajuda-lo a fazer as novas descobertas (cientificas), e decide escrever o discurso do método, como uma forma de preparar o seu livro, os princípios da filosofia, escrevendo o discurso do método com a sua língua materna para que fosse lido por cidadãos inocentes quanto a literatura dos livros antigos, julga os livros antigos constituem grandes obstaculo para o avanço da ciência. e elaboram as regras e os princípios morais que vão ajudar no surgimento da ciência universal, porque todos os homens têm o mesmo senso de julgar o bem do mal, mas os caminhos que cada um segue os distingue, os métodos podia levar todos os homens a seguir os mesmos meios de modo a chegar aos mesmos resultados, tornando-se pai da ciência moderna.
 

1ª. Evidencia: 

Nunca aceitar coisa alguma como verdadeira sem que a conhecesse evidentemente como tal; ou seja, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e não incluir em meus juízos nada além daquilo que se apresentasse tao clara e distintamente o meu espirito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
 

2ª. Análise ou divisão: 

Dividir cada uma das dificuldades que examinasse em tantas parcelas quantas fosse possível e necessário para melhor resolve-las.
 

3ª Dedução ou ordem: 

Conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir pouco a pouco, como por degraus, ate o conhecimento dos mais compostos; e supondo certa ordem mesmo entre aqueles que não se precedem naturalmente uns aos outros.
 

4ª. Enumeração: 

E, o ultimo, fazer em tudo enumerações tao completas, e revisões tao gerais, que eu tivesse certeza de nada omitir
 

Regras da moral 

1ª Obediência: Obedecer as leis e costumes do meu país.
 
2ª Firmeza (resolução): Não mudar a decisão tomada (evita arrependimento)
 
3ª Autodomínio e contensão dos desejos: Manter os desejos dentro dos limites.
 
4ª Escolher a vida que dê maior satisfação:
 
Partilhamos artigos de opinião (Filosofia, Teologia, Ciência, Política, Notícias, etc.), trabalhos acadêmicos ao nível internacional.