Por: Ezequiel Cumbe

 

Revolução Francesa (século XVII)


Teve influências da Revolução Americana, e teve como principais causas os seguintes pontos:

    • Crise económica: a agricultura estava numa grande crise, e era a base da economia francesa; o vinho era um dos produtos mais comercializados da época, e havia falta de gado.

 

    • Crise social: os camponeses queriam os seus direitos respeitados e que os altos impostos fossem reduzidos.

 

    • Ideias Iluministas: as ideias iluministas foram a principal causa da revolução francesa. Eles procuraram dar uma nova concepção, ao homem, do uso da sua própria razão; queriam libertar os franceses dos reis absolutistas; o homem devia lutar pela sua felicidade.



Os principais iluministas foram:


Charles de Montesquieu: defendia a separação dos poderes em, legislativo, judicial e executivo. Escreveu o seu o pensamento na obra O Espirito das Leis;

Jean-Jacques Rousseau: defendia que o homem nasce num estado de natureza, porém o mesmo precisa passar do estado de natureza para o estado civil afim de bem viver em sociedade com os outros homens. Essa passagem se dá por intermédio de um contrato social;

Voltaire: defendia a liberdade entre os homens e a igualdade de direitos.

Guerra dos 7 anos (americana)


Em 05 de Maio de 1789 foram convocados todos os estados gerais da França (o clero, a nobreza e os camponeses), para se discutir o imposto territorial, a criação de palácios para cada estado.

No dia 17 de Junho de 1789 a nobreza e o clero negam a proposta dos impostos territoriais colocada pelos camponeses. No dia 20 de Junho de 1789 o rei Luís XVI fechou o palácio dos camponeses e como consequência: a 17 de Julho de 1789, os camponeses tomam o posto de Bastilha (cidade na qual se armazenavam todas as armas francesas) e com isso dá-se o início da revolução francesa.

A Revolução Francesa subdivide-se em três fases:


1ª Fase: Assembleia Constituinte ou Monarquia Constitucional (1789 – 1792): inicia com a tomada de Bastilha, e os seus principais marcos são: Abolição do regime feudal; A abolição da escravatura; A supressão da dízima; Fim dos direitos senhorias; a 26 de Agosto de 1789, escreve-se a Primeira declaração do Direitos do Homem e do Cidadão; em 1781 foi proclamada a Primeira Constituição Francesa, por isso chamada a fase da Assembleia Constituinte.

2ª Fase: Convenção (1792 – 1795): foi uma fase marcada por grande violência. No dia 10 de Março de 1793, o rei Luís XVI foi morto pelos camponeses, na Guilhotina. Chamou-se fase da Convenção, porque os camponeses formaram uma Convenção para instaurar uma Democracia Social.

Existiu uma Guerra Civil entre os Girondinos e os Jacobinos. Os Jacobinos eram liderados por Maximilien Robes Pierre, e queriam instalar uma monarquia absolutista. Os Girondinos (camponeses, sans-culotes e queriam continuar com a revolução). Os Girondinos levaram Robes Pierre a guilhotina a 28 de Julho de 1794.

3ª Fase: Directório (1795 – 1799)

No dia 18 de Brumário (Novembro) de 1795, Napoleão Bonaparte dá um golpe de estado na França e começa a governar a França em consulados, iniciando a fase do directório. Bonaparte governa em consulados até 1799 e dá o término da revolução francesa.

Essa revolução teve como consequência o triunfo do Constitucionalismo.
Em 1802, Napoleão Bonaparte autodenomina-se Cônsul Vitalício. Em 1804, declara-se Imperador da França. De 1803 a 1811 a França sofre processos económicos, políticos por causa do governo absolutista de Bonaparte. Em 1812, o Império de Bonaparte sofre decadência. Em 1815, Bonaparte foi derrotado na batalha de Waterloo pela Bélgica, Itália e Áustria. No mesmo ano decorre o congresso de Viena que fez com que Napoleão fosse deportado para a Ilha de Santa Helena em 1821.

Revolução Industrial e Socialismo Utópico e Científico


A principal invenção foi a máquina a vapor por Newcomen em 1712, e posteriormente aperfeiçoada por James Watt em 1769, na Inglaterra. Hargreaves inventou em 1764 a máquina de fiar, Spinning Jenny.

Fases da Revolução Industrial:


1ª Fase da Revolução (1769 – 1840 ou 60): o trabalho deixa de ser manual e artesanal e passa a ser a maquinofactura. A principal indústria desenvolvida foi a Indústria Têxtil e a hulha era a principal fonte de energia. Nos meados do século XVIII, a Inglaterra era mais desenvolvida a nível social, económico com os ideais de Adam Smith.

2ª Fase da Revolução (1840 ou 60 – 1914): a parte continental da Europa também avança com a revolução. A fonte principal de energia passa a ser o petróleo; surge a energia eléctrica e o gás natural; desenvolveu-se a indústria do aço e do ferro (transportes e ferrovias).

Socialismo Utópico: seus principais defensores foram: Phoudon, Fourier e Saint Simon. Defendia que a produção devia ser detida pelo proletariado (povo) e não pela burguesia. Eles queriam uma sociedade em que não houvesse a exploração do homem pelo homem; devia se construir uma sociedade em que o homem era livre do estado, chegando ao comunismo; defendiam que as coisas aconteceriam naturalmente sem que houvesse necessidade de guerras e derramamento de sangue.

Socialismo Científico: seus principais defensores foram Karl Marx e Friedrich Engels (a obra na qual foram desenvolvidas as teorias do socialismo científico foi O Manifesto do Partido Comunista).

Defendiam que o proletariado devia lutar para chegar ao comunismo, fazendo uma revolução. O socialismo utópico e científico tinha os mesmos objectivos mas meios diferentes para alcançar esses objectivos.