Por: Adams

 

Características do século XV e causas, e condições que permitiram a expansão.

 

A Europa do século XV verificou intensificadas transformações a nível económico, político e social, mas, para além dessas, a evolução das ciências e técnicas. Todas estas transformações foram fundamentais na expansão europeia pelo mundo e devido a isso a Europa viu-se fortificada a nível científico e técnico que contribuiu para um objectivo principal, o de encontrar um caminho que os levasse à Índia sem passar pelas terras dominadas pelos muçulmanos.   

 

Ainda no mesmo século verificou-se o desenvolvimento das ciências náuticas permitindo que os europeus pudessem usar novos instrumentos, mais sofisticados que os ajudava na navegação, como o caso da bússola, o quadrante e o astrolábio, que os ajudava a se orientarem pelos astros, tanto de dia como de noite, podendo assim fazer as viagens seguras e que não se perdessem.    

 

Os europeus usavam como embarcação a caravela, embarcação ágil no alto mar, manobrável, que os possibilitou seguir pelo Atlântico Sul nas viagens de reconhecimento seguindo caminhos que não se confrontavam com eventos contrários, graças as suas velas triangulares.    

 

Antes mesmo de se porem a navegar, os marinheiros europeus já se viam com a posse de noções de como a fazer isto porque haviam estado em contacto com as civilizações Árabes do Norte de África e da Península Ibérica e a outra experiência foi obtida nos marinheiros italianos e catalães que desde o século XII percorriam pelo Mediterrâneo e o Mar Báltico no Norte da Europa.    

 

A chegada dos portugueses à Costa Oriental Africana só se verificou no século XV (1498) à caminho da Índia e terminou no século XIX, quando se iniciou o colonialismo. A procura de ouro e marfim em África foi fundamental para os portugueses, o interesse pelos escravos foi posterior o ouro foi transportado para Europa e usado como moeda de troca na Índia para a compra de especiarias, o marfim também serviu para a troca por especiarias e para construir objectos de adorno. Os escravos foram usados massivamente nas plantações agrícolas da América do Sul a partir do século XVI.    

 

No início os portugueses antes de entrarem para interior faziam as trocas comerciais de ouro e marfim nas costas, porém quando entraram para o interior, mantendo relações com os chefes africanos interferindo, na maioria das vezes, na política dos Estados Africanos, com o domínio de certos povos interessaram-se pelos escravos.     

 

A partir do século XIV-XV a Europa via-se em uma profunda crise, marcada por transformações sociais, económicas e políticas. Nesta época, Portugal dispunha de meios possíveis para estabilizar a crise, mas após a sua independência com a estabilização político-social que se verificava já se podia se ter em mente novos caminhos para a resolução dos graves problemas económicos que ainda se assolavam.    

 

A Europa cheia de ambições e desejos obteve como solução para os problemas na expansão ultramarina que haveria de levar Portugal até aos mais recônditos pontos do globo. Para essas novas viagens expansionistas Portugal dispunha de condições. A saber: condições Geográficas, em que se via a extensão e a experiência marinha dos marinheiros; condições Científicas e Técnicas, observava-se o domínio das artes astronómicas, fazendo o uso do astrolábio, quadrante e a bússola, tinham ainda diversificado conhecimento das cartas de marear de outros povos marinheiros: italianos, muçulmanos e catalães. Construíram embarcações rápidas e versáteis adequados à navegação no oceano; condições Políticas e Sociais, com a crise na Europa sentiu-se a falta de metais preciosos, cereais, mão-de-obra e de matérias-primas.    

 

Do ponto de vista de todos os grupos sociais europeus a expansão era favorável e solução dos problemas económicos. Com essa expansão a coroa portuguesa tinha o objectivo de impressionar o papa com as conquistas dos novos territórios para a Igreja Católica, espalhando a fé e lutando contra os seus inimigos muçulmanos do Norte de África.

Referencia

https://sites.google.com/site/historiapvstijuca/aula-5-a-expansao-maritima-europeia-entre-os-seculos-xv-e-xvii

https://escolaeducacao.com.br/expansao-maritima-europeia






[1] “Foi um processo importantíssimo no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, foi marítima e durou entre os séculos XV-XVII” 

Partilhamos artigos de opinião (Filosofia, Teologia, Ciência, Política, Notícias, etc.), trabalhos acadêmicos ao nível internacional.