1.    R: O que há de peculiar na epistemologia que a faz diferente das outras áreas de conhecimento no estudo da ciência é o seu objecto de estudo, isto é, consiste no estudo geral dos métodos, historia, critérios, funcionamento e organização do conhecimento sistemático, enquanto as outras areias do conhecimento limita-se a formular hipótese e teorias de modo a resolver os problemas  da humanidade através de uma explicação cientifica.

2.       R: A indução é um método cientifico que parte de dados particulares a dados universais, ela observa os fenómenos particulares para depois estabelecer leis universais. A sua importância como método cientifico reside na medida em que parte de premissas particulares para formular leis universais que possa servir em qualquer canto do mundo. Por exemplos a partir da observação de alguns mentais chegou-se a conclusão de que todos os metais conduzem eletricidade.

3.       R: Em Francis Bacan a dedução silogística cientifica de Aristoteles não se ajusta a nova actividade cientifica porque se limita a deduzir raciocínios, isto é, parte de dados conhecidos e a conclusão tem estar nas duas premissas, limitando o investigar de descobrir novos dados por ele desconhecido. Ora, a nova actividade cientifica baseia-se na observação ,na experiencia dos fenómenos particulares de modo a formulares leis universais.

4.       Para Fracncis Bacon a indução é um método amplificante porque é um método fundamental para se descobrir novos dados e ela demostra os princípios, os axiomas menos, médios e todos os axiomas.

5.       O sentido epistemológico de Agust Comte consiste em elaborar uma lei universal que todas as sociedades passaria s seguir e para tal, ele estabelece três estágios: os primeiro estagio teológico (infância) onde os homens ve os fenómenos como produto da accao direita dos seres sobrenaturais,  o segundo estagio o metafisico (juventude) onde os fenómenos são explicadosem função de essências ou forcas abstractas, e o terceiro estagio positivos (maturidade) onde o espirito procura observar  fenómenos naturais de modo a estabelecer as leis universais.

6.       O positivismo de August Comte herdou da tradição filosófica inglesa o empirismo na medida em que se empenha na observação dos fenómenos naturais de modo a descobrir leis universais.

7.       O circulo de viena foi fundado em 1922 por Carnap, shilck, Neurack e foi dissolvido em 1936. Tinha como objectivo: 1: a unificação de todas as ciências. 2: A desmetafisicaҫao da ciência e 3: adoptacao do principio de verificabilidade como único meio para garantir a cientificidade.

8.       O sentido epistemológico dos principais objectivos de circulo de viena são:  com a unificação da ciência pretendia unir todo o conhecimento proveniente da física e das ciências naturais, a logica moderna era a ferramenta fundamental para os ajudar na unificação das ciências e com a clarificação dos conceitos e teorias cientificas consistia nos estudos dos conceitos e na analise das teorias.

9.       O circulo de viena é o depositário dos pressuposto e ideias do positivismo sociológico de August Comte, na medida em que os ideias do positivismo servia de base para o desenvolvimento do circulo de viena.

10.   As condições psicológicas do progresso da ciência devem ser colocada em termos de obstáculos epistemológicas porque as suas proposições não podem ser verificada empiricamente, limita-se a estabelecer proposições.

11.   Na concepcao bachalardiana o senso comum desempenha um papel importante no que diz respeito ao avanço da ciência na medida em que todo conheciemento cientifico a sua base esta do no senso como, a ciência tem a idade dos seus preconceitos.

12.    

13.   A ciência deve ser considerada tendo em conta o seu devir o que se acredita saber ofusca aquilo que se deveria saber . o espirito nunca é jovem quando se apresenta a cultura cientifica, pelo contrario é muito velho, por ter a idade de seus prenceitos, o acesso a ciência significa rejunescer espiritualmente quer dizer aceitar uma brusca mudança que deve contradizer um passado.

14.   Para bachalard os obstáculos epistemológico da ciência são relevantes na medida em que permite a continua retificação de erros anteriores ate ao surgimento do espirito cientifico.

15.   Para bachalard a ciência é um conhecimento aproximado porque ela  é resultado de diversos processos de rupturas epistemológica ou seja, não temos um conhecimento acabado, totalmente valido, tudo o que conhecemos é resultado da negação que fazemos a um conhecimento anterior e o que conhecemos pode ser negado por um próximo conhecimento.