A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas
Para melhor compreender a formação de alianças e blocos militares, é importante primeiro definir o conceito de alianças militares.
Aliança é um pacto entre duas ou mais partes objectivando a realização de fins comuns. As alianças militares são celebradas formalmente por meio de tratado diplomático que assegura a mútua assistência em casos de ataque a qualquer um dos membros.
I. A Formação de Alianças e Blocos Militares:
Muito bem. Já sabe o que é uma aliança militar. Preste atenção à formação dessas alianças militares.
As contradições políticas e ideológicas entre diversos países da Europa contribuíram para a busca de alianças diplomáticas e de blocos militares. A situação de paz que vinha desde o fim da guerra franco-prussiana (1870-71) era irreal e o equilíbrio podia romper-se a qualquer momento.
Constantemente as potências europeias ameaçavam-se devido a:
-Rivalidades políticas internacionais;
-Colonialismo imperialista;
-Nacionalismo exacerbado de algumas potências e à concorrência entre as grandes potências industrializadas.
Estas situações provocaram a corrida ao armamento, e para se fortalecerem, os países formaram alianças de acordo com seus interesses: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
Constituídas de alianças militares
a) A Tríplice Aliança:
Foi um acordo militar criado em 1882 e renovado em 1912 entre o império alemão, império Áustro-Húngaro e o Reino da Itália formando assim um grande bloco de países aliados no centro da Europa;
b) Tríplice Entente:
Foi um acordo militar criado em 1884 por acordos entre a França e a Rússia. Mas, para resistir e contestar a tríplice Aliança, junta-se no inicio do século XX, em 1907 a Inglaterra, completando o trio – Rússia, França e Inglaterra.
referencia
https://www.escolamz.com/2020/07/formacao-das-aliancas-e-blocos-militares.html#