John Rawls

O pensamento politico do filosofo norte-americano. John  Rawls encontra-se patente nas obras uma teoria de justiça, de 1971, e o Liberalismo Politico, resultando esta ultima da revisão do pensamento expresso na primeira, devido as inúmeras criticas feitas por <<libertários>> e comunitários. A obra Uma teoria de justiça esta dividida em três partes. A primeira parte trata das teorias, a segunda das instituições e a terceira dos fins. Na primeira parte, Rawls apresenta as ideias principais a desenvolver ao longo da obra; na segunda, a necessidade de uma democracia

Constitucional como pano de fundo para a aplicação das ideias referidas na primeira; e, na terceira, descreve o estabelecimento da relação entre a teoria da justiça e os valores da sociedade e o bem comum.

A justiça não pode ser deduzida a partir das concepções de bem difundidas na sociedade, porque se aliam ao utilitarismo.

Assim, a justiça deve ser encarada como a capacidade concedida à pessoa para escolher os seus próprios fins, portanto, a justiça diz respeito a uma <<estrutura de base,>> que congrega as instituições sociais mais importantes, a constituição, as principais estruturas económicas, bem corno a maneira através da qual estas representam os direitos e os deveres fundamentais e determinam a repartição dos benefícios extraídos da cooperação social>>.

Por isso, a justiça tem de corrigir estas desigualdades.

Karl Popper (1902- 1994)

Karl Raimund Popper nasceu em 1902, em Viena, na Áustria estudou Matemática, física, filosofia, Psicologia e Historia da música. Escreveu A lógica da Descoberta Cientifica, em 1934, obra que o tornou celebre. Por ser de descendência judaica, foi vítima da perseguição nazi e viu-se obrigado a encontrar um refúgio. Em 1937, fugiu para Gra-Britania. Entre 1938 e 1916, deu aulas na universidade da Nova Zelândia, tendo escrito nesse período, as suas obras políticas pobreza do Historicismo e A Sociedade aberta e os seus inimigos.

George Hegel (1770-1831)

George Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel(Stuttgart, 27 de Agosto de 1770 – Berlim, 14 de Novembro de 1831) foi um filósofo alemão. É unanimemente considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história. Pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã (Prússia) do final do século XVIII e início do XIX.

Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant. Hegel, ainda no seminário de Tübingen, escreveu, juntamente com dois renomados colegas, os filósofos Friedrich Schelling e Friedrich Hölderlin, o que chamaram de “O Mais Antigo Programa de Sistema do Idealismo Alemão”.

Posteriormente Hegel desenvolveu um sistema filosófico que denominou “Idealismo Absoluto”, uma filosofia capaz de compreender discursivamente o absoluto (de atingir um saber do absoluto, saber cuja possibilidade fora, de modo geral, negada pela crítica de Kant à metafísica). Apesar de ser notavelmente crítica em relação ao Iluminismo, a filosofia hegeliana é tida por muitos como, para usar a expressão de Habermas, a “filosofia da modernidade por excelência

Hegel influenciou um grande número de autores (Strauss, Bauer, Feuerbach, Stirner, Marx, Dilthey, Bradley, Dewey, Kojève, Hyppolite, Hans Küng, Fukuyama, Žižek). Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do Idealismo Alemão.

Pensamento político

Condicionado pelo terror nazi, de que foi vitima, Popper reflectiu sobre a génese e fundamentação ideológica dos regimes totalitários. Devido às suas investigações, chegou à conclusão que tais regimes (totalitários) foram idealizados por Platão, Hegel e Marx, baseando-se na visão destes filósofos sobre o historicismo.

A sociedade aberta, em contrapartida, baseia-se no exercício crítico da razão humana, coma

Sociedade que não apenas tolera como também estimula no seu interior e por meio de instituições democráticas a liberdade dos indivíduos e dos grupos, tendo em vista a solução dos problemas sociais, ou seja, as reformas contínuas. Nesta, os governados tem a possibilidade efectiva de criticar os seus governantes e de os substituir sem derramamento de sangue e sem que isso significa que o democrata deva aceitar a ascensão do totalitário ao poder.

Principais ideias de Popper

A história da humanidade não tem um sentido concreto que antecipadamente possa ser conhecido; o único sentido que possui é aquele que os homens lhe dão.

O progresso da humanidade é possível e não carece de um critério último de verdade.

A razão humana é essencialmente falível, o dogmatismo não tem pois qualquer fundamento. A única atitude justificável para atingir a verdade é através do dialogo, o confronto de ideias por meios não violentos, na ciência, significa aceitar o risco de formular hipóteses que venham depois a ser refutadas pela experiencia. Na política, essa atitude significa que cada um deve aceitar o risco de ver as suas propostas serem recusadas por outros no confronto de ideias ou projectos.

 Formas de Sistemas Políticos

Sistema político é a maneira como uma comunidade política se estrutura e exerce o poder político. A estrutura do poder da comunidade política é feita de duas formas: como regime político e como sistema de governo.

O regime político refere-se às relações que se estabelecem entre o indivíduo e a sociedade política, cuja ideologia o poder político tem a missão de implementar no âmbito jurídico. O sistema de governo concerne à titularidade e a estruturação do poder político, com a finalidade de determinar os seus titulares e os órgãos estabelecidos para o seu exercício.

Regimes políticos

O pensamento político clássico opõe a monarquia à república. Monarquia – governo de um colégio ou assembleia.

Monarquia – é o regime político em que a designação do chefe de estado se faz por herança.

República é o regime político em que a designação do chefe de estado se faz por forma diversas, por eleições directa dos cidadãos ou pelos seus representantes, por golpe de estado, por legislação, etc, mas não por herança.

Aspectos positivos

Em relação aos aspectos positivos: há a realçar o facto de o programa ter conseguido resgatar algumas particularidades dos valores culturais (tão essenciais para a nossa afirmação e permanência como sociedade), os quais estavam impregnados pelos hábitos e costumes estrangeiros.

Era comum ver nas televisões nacionais programas sem conteúdo. Pior, a cultura moçambicana era renegada a favor de telenovelas estrangeiras que ainda hoje ensinam as crianças a serem nudistas. As tradições culturais, nomeadamente, as línguas nacionais, a gastronomia, a dança, a música, a indumentária, constituem alguns traços que catalogavam o programa “Moçambique em Concerto”. De facto, este programa conseguiu, em pouco tempo, concertar o país.

A dança dos 50 foi um sucesso. Deu espaço aos mais velhos de mostram o quanto valem na dança. Posso estar enganado, já que a consciência do ser humano nem sempre tem a precisão de um relógio suíço, mas com a dança dos 50, muitos velhotes ficaram curados de reumatismo, da tensão alta ou baixa, da depressão e da doença senil.

Aspectos negativos

Quanto aos aspectos negativos: O programa tem sérios problemas de horário. Talvez por suceder a transmissão dos jogos de Moçambola, nunca se sabe a hora exacta em que o programa é transmitido aos domingos. Quase sempre o programa fica a meio, cortado, às vezes abruptamente. E já agora fica a seguinte pergunta: alguém sabe quanto tempo de antena tem o programa? Nem vale a pena querer saber a hora do término porque, como disse, mal se sabe a hora do começo.

Com um olhar atento ao programa constata-se o seguinte: falta de gestão de tempo, enxurrada de publicidades, pleonasmo de anúncios e de informações (prestados pessoalmente pelo apresentador), falta de resumo dos espectáculos e matérias recolhidas nas províncias, leitura de mensagens quase infindas e muitas vezes sem necessidade, tempo de antena exíguo, excesso de improviso, ausência de um provedor de televisão.

Quero sublinhar que não tenho nada contra Gabriel Júnior, aliás, aquilo que muitos conseguiram fazer com recurso a chicotadas, ele, Gabriel Júnior, fá-lo com talento. Como qualquer trabalhador, comete erros, senão vejamos: de algum tempo à esta parte, parece ter mudado a orientação do programa, tornando-o de cariz político, ou estará ele a cumprir uma agenda política? O que se dá nos noticiários, Gabriel Júnior repete no Moçambique em Concerto.

https://sopra-educacao.com/2021/02/09/filosofia-politica-na-idade-contemporanea-rawls-popper-e-hegel/