Considerações preliminares

Ergimino Pedro Mucale, é um filósofo afro-moçambicano (produto interno), docente universitário, autor e defensor das culturas e filosofia africana. Escreveu o famoso livro "Afrocentricidade" inspirado nos ideais de Molef, Diop e Ngoenha (seu mestre), ao qual foi assistente das suas disciplinas. 
 

Perfil filosófico

Mucale escreve sobre a filosofia africana. Defende que as acções desenvolvidas pela comunidade africana, devem colocar a África como fonte de inspiração. África no centro das atenções. Porém, isto não significa desconhecer outras civilizações nem uma moeda de troca ao eurocentrismo, mas para recuperar a autenticidade africana desviada pelo colonialismo e imperialismo europeus.
 

Fundamentos do filosofar africano

Há 4 bases para que um indivíduo possa ser um filósofo africano na perspectiva de Mucale. Para este artigo ir-se-á desenvolver uma reservando as outras nos próximos artigos. 
 
O primeiro e principal fundamento do filosofar africano é a afrofilia onde afro- África + filia- amor. Portanto, a afrofilia significa amor à África. Para Mucale é quase impossível escrever bem sobre a África se primeiro não ama a África. Para os gregos, para ser filósofo é preciso amar o saber. Portanto, quer para a filosofia grega assim como a filosofia africana o amor é o primeiro requisito. 
 
Para amar a África é importante conhecê-la. É preciso familiarizar-se com a literatura africana escrita pelos africanos porque outros autores internacionais omitem as grandes conquistas dos africanos. Não significa que é preciso negligenciar outras obras de outras culturas, mas é uma chamada de atenção de que presenciar um facto é muito diferente do que conhecer por testemunhas porque estes explicam segundo suas intenções.