Moçambique antes de 1975 (a história de Moçambique é mafia da classe elite, por isso é muito difícil falar do antes de 1975), pertencia a Portugal, isto é, era uma província de Portugal. Depois de 1975 Moçambique se tornou um país, quero agradecer o esforço de todos os que lutaram para que Moçambique se tornar um país.
 
Samora Machel - About | Facebook
  Irmãos, falar da independência em áfrica, em particular Moçambique ainda é utopia. Como se pode dizer que Moçambique é independente nas condições em que estamos desde 1975? Nenhum Moçambicano sentiu a independência até então, fomos submetidos a vários regimes, na tentativa de construir um Moçambique livre, surgiram muitos partidos em destaque FRELIMO, RENAMO E MDM. Na tentativa de construir um Moçambique independente. Não nos ilude com a independência, porque ainda as instituições moçambicanas são dependentes dos modelos europeus.
 
Como falar da independência enquanto as instituições do estado são dependentes? O seu funcionamento depende das doações, e para receber essas doações, somos submetidos aos sistemas deles. Irmãos continuem a sonhar com a independência! Ainda falta muito que fazer, para que isso se efetive, se bem que um dia, vai se efetivar.
 
Moçambique foi invadido nos finais de 2017, por um grupo que até então não se sabe o que quer exatamente. Moçambique em 45 anos, não conseguiu se instabilizar para garantir a sua segurança, dizia Locke que um estado deve ter três funções: garantir a segurança dos cidadãos, a liberdade e a propriedade privada. Em Moçambique não temos liberdade (esquadrões de morte), não temos segurança (caso de cabo Delgado) e enfim em parte temos a propriedade privada, mas quando a classe elite querer acomodar os seus interesses, somos arrancados as nossas propriedades.

Feliz Moçambique como um país em fase da independência!