Importância da Protecção e conservação dos recursos bioclimáticos

Poluição do ambiente bioclimático

A poluição atmosférica é um dos flagelos da humanidade, resultado da alteração das condições naturais e, sobretudo, da acção humana. São as actividades industriais, agrícolas, ocupação urbana, circulação rodoviária, que introduzem novos elementos nocivos à Atmosfera.

   A indústria é responsável pelo lançamento de substâncias nocivas, (produtos químicos; CO2, CO, SO2) particularmente as petroquímicas, fábricas de cimento, etc.

A indústria do frio lança os C.F.C. que na Estratosfera destroem a camada de ozono.

   De modo geral, o efeito da poluição não tem fronteiras por causa da circulação livre das massas de ar.

   A poluição é prejudicial à saúde humana provoca: bronquite, asma, cancro e altera o sistema nervoso.

    O efeito de estufa como problema ambiental, ocorre pela acumulação excessiva do SO2, CO, CO2, e vapor de água na Atmosfera. As consequências é que o aumento da temperatura média mundial, pode levar ao degelo nas zonas polares o que, por sua vez, pode conduzir ao aumento do nível das águas do mar e inundar as zonas costeiras baixas.

    O smoke ou smog afecta países seriamente poluídos pela indústria do carvão, petróleo e gás com acumulação de substâncias gasosas, que formam nuvens sufocando o Homem. Este fenómeno já se registou no México e na Inglaterra, o que provocou a perda de muitas vidas humanas.

    Associadas à poluição atmosférica ocorrem as chuvas ácidas que resultam nas reacções entre a água e substâncias de SO2, CO2, S que formam ácidos bastante nocivos à Vida e obras públicas.

Medidas de redução da poluição ambiental

A poluição é um dos grandes problemas da humanidade e a sua resolução exige cooperação internacional e o envolvimento dos cidadãos e empresas.

Não se pretende fechar fábricas poluidoras, nem mandar parar os automóveis ou impedir queimadas onde elas são indispensáveis.

   É preciso encontrar soluções técnicas e dispositivos que reduzam a poluição dos carros, das fábricas, etc.

    É necessário o estabelecimento do princípio de responsabilização pelos danos ambientais, uso de «tecnologias limpas» e a substituição de produtos químicos perigosos ao meio por outros equivalentes.

É necessária, igualmente, uma educação ambiental na escola e na sociedade de forma a manter um ambiente saudável.

Conservação dos recursos bioclimáticos

A fauna e flora são recursos que podem esgotar-se quando sujeitos ao uso abusivo. Por isso, é prioritário estabelecer princípios relativos à sua defesa e conservação.

    É preciso combater todas as acções que contribuem para a destruição dos ecossistemas, tais como: o abate indiscriminado das árvores, caça furtiva, pesca descontrolada. Por outro lado, é importante promover o plantio de árvores e criar reservas de diferentes espécies de animais e vegetais.

Fenómeno «EI Niño»

O «EI Niño» é um fenómeno climático que provoca modificações nos padrões climáticos de quase toda a Terra e que se manifesta em ciclos de 2 a 7 anos a partir do aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacifico: O «EI Niño» começa a adquirir força em Novembro ou Dezembro e, geralmente, conclui a sua actividade no meio do ano seguinte. Os maiores fenómenos Niño» ocorreram em 1982 e 1983.

   O nome é uma referência ao «menino» Jesus porque a Lâmina superficial da água aquecida, em geral, chega às zonas litorais do Peru na época do natal.

  • Causas

As prováveis causas do fenómeno Niño» estão relacionadas com os ventos alísios pouco intensos, cinza dos vulcões, erupções vulcânicas submarinas, manchas solares entre outras.

  • Consequências

Este fenómeno «EI Niño» muda todo o mecanismo de funcionamento do clima da região do Pacifico, em particular, e do mundo em geral.

Os ventos alísios diminuem a sua intensidade.

    A água quente toma conta da superfície dos oceanos enquanto a corrente marítima fria de Humboldt fica presa nas profundezas.

    Na Austrália, onde havia fartura de chuvas, começa a existir seca.

   Há um bloqueio das frentes frias no Sul do continente sul-americano pelas Jet Stream. Estes ventos actuam na altitude de 12 km na zona compreendida entre 400 a 600 latitude norte e sul.

Mudanças climáticas globais

   Alterações climáticas ou mudanças climáticas referem-se à variação do clima à escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo.

    Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas.

   Estas alterações são causadas por processos internos do sistema Terra-Atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da actividade humana, actividade industrial, desflorestamento e urbanização.

O termo mudança do clima ou mudança climática tem sido utilizado de forma pouco apropriada, pois também é utilizado para indicar as mudanças climáticas actuais, bem como o aquecimento global originado por causas antropogénicas, actividade industrial, desflorestamento e o crescente urbanismo.

leia tambem: Litosfera: Estrutura interna da Terra

Bibliografia

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.