(Varde, 1879 - Copenhagen, 1947) Químico dinamarquês. Professor da Universidade de Copenhague, suas principais contribuições para a química foram o desenvolvimento da teoria da atividade química e a teoria do comportamento de ácidos e bases.

Teoria ácido-base

Em 1923, Bronsted e o químico britânico Thomas M. Lowry propuseram independentemente um novo conceito de ácido e base, definindo um ácido como qualquer substância que pode doar prótons e uma base como qualquer substância que pode ganhar prótons. Ou seja, um ácido é um doador de prótons, enquanto uma base é um aceptor de prótons. Como o processo de perder ou ganhar um próton é reversível, o ácido, ao perder um próton, torna-se uma base e, por sua vez, ao ganhá-lo, torna-se um ácido. Assim, um ácido e sua base correspondente formam um sistema conjugado.

Como um próton não pode ter existência livre em solução, ele deve ser incorporado em outra substância que se comporte como uma base. De acordo com a teoria de Bronsted e Lowry, um ácido e uma base podem ser tanto compostos moleculares quanto íons, e a mesma substância molecular ou iônica pode atuar em um caso como ácido e em outro como base. Por exemplo, a água atua como base contra o cloreto de hidrogênio e como ácido contra a amônia. Bronsted já havia realizado importantes pesquisas em termodinâmica, área na qual, com o apoio do professor Emil Petersen, publicou vários trabalhos entre 1904 e 1907.

 

Referências