Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas.

Algumas espécies, incluindo abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias. As abelhas estão adaptadas a uma alimentação de néctar e pólen, o primeiro principalmente como uma fonte de energia e os últimos principalmente pelas proteínas e outros nutrientes.

A maioria do pólen é usado como o alimento para as larvas. A polinização das abelhas é importante tanto ecologicamente como comercialmente; o declínio em abelhas selvagens aumentou o valor da polinização por colmeias, geridas comercialmente, de abelhas melíferas.

Tipos de abelhas e suas funções

Ao todo, existem mais de 10 mil espécies de abelhas no mundo, sendo algumas mais conhecidas que outras. Dentro da colmea, as abelha realizam diferentes funcoes que explicaremos a baixo:

A Rainha

A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas. A abelha que é escolhida para ser rainha é alimentada a vida toda com geleia real, um tipo especial de alimento produzido na colmeia que nutre e possibilita a rainha a fertilidade para produzir óvulos e colocar os ovos. Quando a futura rainha atinge a “adolescência” sai para o voo nupcial, encontra-se com o zangão e copula. Após a cópula retorna à colmeia e começa a postura de ovos.

O Zangão

Assim como a abelha rainha, a função do zangão (que é o macho) é reprodutiva, realiza o voo nupcial, fecunda a abelha rainha. Tambem  protege a colmeia de outros insetos que possam ameaçá-la. Apesar de não possuir ferrão, as suas presas servem para atacar outros insetos que tentem invadir a colmeia, como vespas ou formigas.

Abelha-operária ou obreira

Abelha-operária ou obreira, remete à casta responsável pela produção do mel e da cera, construção dos favos, coleta e transporte de néctar, pólen e água, alimentação da rainha e das larvas e defesa da colmeia. Os tarsos são modificados para acomodar o pólen coletado nas flores e transportado até as colmeias.

Importância das abelhas

A maior parte das espécies de abelhas são solitárias, não fabricam mel nem constroem colmeias; todas têm, no entanto, um papel muito importante na polinização.