Os incisivos são os dentes centrais e a origem do nome vem do Latim incidere que significa cortar. Ocupam a parte anterior do arco dental e são os primeiros a entrar em contacto com os alimentos. Juntamente com os lábios, realizam a função de preensão. São especialmente aptos a cortar os alimentos, podendo também desempenham a acção de roer.
Diferenças entre incisivos centrais e laterais superiores
O incisivo central superior tem forma trapezoidal, com eixo vertical (10,0 mm) ligeiramente maior que o transversal (9,0). Em sentido mesiodistal: o maior é o distal e o menor é o central. Já no sentido longitudinal, o mais longo é o central, devido a sua disposição da linha do colo; o distal é levemente menor que o mesial e isso possibilita que, em conjunto, as margens inferiores dos três lóbulos, ou seja, a margem incisal, tenha direcção ascendente param distal. Em sentido vestíbulo lingual são equivalentes, pois, embora o central seja mais proeminente para vestibular, o mesial e o distal são proeminentes para lingual devidos os espessamentos das cristas marginais.
Lado cervical: Corresponde a linha do colo; tem convexidade apical, com maior raio de curvatura na vertente mesial.
Lados mesial e distal: São ambos convexos em toda sua extensão, com uma inclinação de 12 e 15, respectivamente, em relação ao eixo vertical da face. O lado mesial é mais longo que o oposto, fato que se deve a posição superior do ângulo disto-incisal.
Superfície: É convexa em ambos os sentidos; no terço inferior mostra continuidade das chanfradas incisais em forma de minúsculas depressões de direção paralela ao eixo maior do dente. A parte do colo é mais convexa; a incisal é a mais plana.
Face vestibular: tem forma trapezoidal, com eixo vertical maior que o transversal.
Face lingual: tem formato trapezoidal é mais exagerada devido à convergência das faces de contacto, podendo às vezes torna-se triangular.
Faces de contacto: ambas possuem formato triangular com ângulos e diâmetro transversal menor que da face vestibular.
Já o incisivo lateral superior tem volume menor que o do incisivo central, apesar de terem comprimentos praticamente iguais (apenas 0,5mm mais curtos). A diferença reside ao fato de os diâmetros transversais serem menores: 2,6 mm menos no mesiodistal e 1 mm menos no vestíbulo lingual.
Face vestibular: Tem formato de trapézio escaleno, mas com tendência de torna-se triangular.
Face lingual: tem forma triangular. Em proporção ao tamanho do dente, o quarto lóbulo é maior e mais alto que o do incisivo central. Às vezes nessa face, o lóbulo aparece com uma fissura que termina em forame cego, de direção vertical, esse processo se divide em duas partes, das quais a distal é sempre maior.
Faces de contato: São mais inclinadas e convexas do que as do incisivo central (mesial 14º, distal 16º) sem outras diferenças além das determinadas pelas dimensões.
Incisivo central inferior
Face vestibular: Tem forma de trapézio isósceles, com pouca diferença de comprimento nas duas bases, grande altura e lados poucos inclinados.
Face lingual: Tem forma semelhante a da vestibular, mas é nitidamente triangular. o quarto lóbulo é menos desenvolvido do que nos incisivos superiores.
Incisivo lateral inferior
Face vestibular: Tem forma de trapézio escaleno mais nítida do que no incisivo central, de vez que as inclinações das faces de contato aumentam, sobretudo a distal. A margem incisal é inclinada de mesial para distal. Tal que ocorre com os incisivos laterais superiores, nos adultos pode haver duas vertentes.
Faces lingual e de contato: As maiores diferenças com suas homologa do incisivo central estão nas dimensões. O quarto lóbulo é mais desenvolvido e a convexidade do terço médio é mais acentuada. As faces de contacto são mais convexas e têm inclinações maiores e muito diferentes.