Mongolismo é um tipo de atraso mental congênito, acompanhado de diversas anomalias morfológicas. Os núcleos das células dos indivíduos afetados possuem um terceiro exemplar (trissomia) do cromossomo 21, o que lhes dá um número total de cromossomos igual a 47, um a mais do que o normal. O nome da anomalia provém das características faciais, sobretudo das pálpebras, semelhantes às dos mongóis.

Também denominado síndrome de Down, o mongolismo é mais freqüente em crianças nascidas de mulheres com mais de quarenta anos. O diagnóstico pré-natal é possível pelo exame de amostras de líquido amniótico.

Causas do Síndrome de Down

A Síndrome de Down é causada por um número a mais do cromossomo 21 conhecida como trissomia, ou seja, três cromossomos no lugar de dois. Na maioria das vezes a cópia extra do cromossomo 21 tem origem no óvulo, e com menos frequência tem origem no espermatozoide. Em último lugar, está a possibilidade dessa alteração surgir após a fecundação, durante o desenvolvimento do embrião.

Características dos Portadores de Trissomia 21 (Síndroma de Down)

Síndrome de Down

As pessoas com Síndroma de Down têm características físicas específicas do síndroma, mas geralmente, têm mais semelhanças do que diferenças com a população em geral.

Quando nasce um bebé com Trissomia 21, o primeiro diagnóstico médico é feito pelas caracteristícas físicas da criança, o que não quer dizer, volto a referir, que todas as características definidas com características do sindroma de Down, estejam presentes na sua totalidade em todas as crianças, algumas podem ter apenas uma ou duas, enquanto outras podem mostrar a maioria dos sinais que caracterizam o sindroma.

As pessoas com sindroma de Down em geral têm uma estatura mais pequena e um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem o síndroma. A maior parte tem atraso mental que pode ser leve, moderado ou mesmo profundo.

A capacidade mental e o desenvolvimento das crianças com síndroma de Down, é diferente e varia de criança para criança.

São crianças com desenvolvimento motor mais lento, normalmente as crianças começam a andar entre os 12 e os 14 meses de idade, mas as crianças com sindroma de Down só o conseguem fazer mais tarde, o período é variável, pode ir dos 15 e os 36 meses.

O desenvolvimento da linguagem, é outro problema destas crianças, não só começam a falar bastante mais tarde como muitas têm problemas de dicção.

Síndrome de Down tem cura?

Por não se tratar de uma doença, a síndrome de Down não tem cura. Quando o indivíduo nasce com essa alteração, ela não desaparece. Entretanto, devido às limitações que ela pode causar na vida do paciente, existem diversas intervenções que podem ser feitas a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Em geral, tais intervenções estão relacionadas ao acompanhamento de possíveis comorbidades, assim como terapias para melhorar o desenvolvimento da pessoa. Por isso, elas devem começar logo nos primeiros meses de vida.