O sistema Tegumentar é formado pela “pele” e seus acessórios (glândulas, pêlos e unhas).
A pele é o maior órgão do corpo humano, tanto no tamanho quando no peso. Também é o órgão mais exposto.
As funções da pele são:
Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sanguíneo e pelo suor.
Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação UV.
Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor.
Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração.
Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade.
Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV.
A pele é dividida em 3 camadas:
Epiderme;
Derme;
Hipoderme;
Epiderme – é a camada mais externa. É formada pelo epitélio escamoso estratificado. Sua constituição é feita por 90% de Queratinócitos (produtores de queratina), Melanócitos (produtores de melanina).
Derme – é a segunda camada, porem principal parte da pele. É composta por fibras colagens e elásticas, tecido conjuntivo frouxo, tecido adiposo e tecido conjuntivo denso irregular. Mais espessa na palma das mãos e plantas dos pés. Possui papilas dérmicas e corpúsculos de Messines (do tato) e outros contém capilares sanguíneos.
A Melanina dá a cor do amarelo ao negro para a pele. A quantidade de um indivíduo para o outro é a mesma, o que diferencia a tonalidade da pele é o Pigmento Caroteno.
Os pêlos são acessórios da pele. São responsáveis manutenção da temperatura corporal. São células fundidas, mortas e queratinizadas, formada por uma parte externas (haste) e uma interna (raiz). A base do folículo é o bulbo que contém a papila (vascularização responsável pela nutrição) e a matriz (que tem a função de formar novos pêlos).
As Glândulas Sebáceas se concentram no folículo piloso, onde abrem-se diretamente no canal do pêlo. Estas glândulas não existem nas palmas das mãos e na planta dos pés. Estas secretam sebo, que impede o ressecamento do elo, a evaporação excessiva de água, mantém, a pele macia e evitam a proliferação de certas bactérias.
As Glândulas Sudoríparas é responsável pela produção e transporte do suor, actuando como regulador térmico.
Tela subcutânea ou Hipoderme, encontrada profundamente à derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo). Permite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece protecção (amortecedor) e constitui-se em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o é exíguo ou inexistente, como nas pálpebras, pavilhão da orelha, prepúcio, escroto, e pequenos lábios vaginais.