As células têm muitas partes, cada uma com uma função diferente. Algumas dessas partes, chamadas organelos, são estruturas especializadas que realizam certas tarefas dentro da célula. As células humanas contêm as seguintes partes principais, listadas em ordem alfabética

Citoplasma

Dentro das células, o citoplasma é constituído por um fluido tipo geleia (chamado de citosol) e outras estruturas que cercam o núcleo.

Citoesqueleto

O citoesqueleto é uma rede de fibras longas que compõem o quadro estrutural da célula. O citoesqueleto possui várias funções críticas, incluindo a determinação da forma celular, participação na divisão celular e permitindo que as células se movam. Ele também fornece um sistema semelhante a uma trilha que direciona o movimento de organelos e outras substâncias dentro das células.

Reticulo Endoplasmático

Este organelo ajuda a processar moléculas criadas pela célula. O retículo endoplasmático também transporta essas moléculas para seus destinos específicos dentro ou fora da célula.

Aparelho de Golgi

O aparelho de Golgi é um pacote de moléculas processadas pelo retículo endoplasmático para serem transportadas para fora da célula.

Lisossomas e peroxissomos

Estes organelos são o centro de reciclagem da célula. Eles digerem bactérias estrangeiras que invadem a célula, livram a célula de substâncias tóxicas e reciclam componentes desgastados das células.

Mitocôndria

Mitocôndria são organelos complexas que convertem a energia dos alimentos em uma forma que a célula pode usar. Eles têm seu próprio material genético, separados do DNA no núcleo, e podem fazer cópias de si mesmos.

Núcleo

O núcleo serve como centro de comando da célula, enviando direções para a célula para crescer, amadurecer, dividir ou morrer. Ele também abriga DNA (ácido desoxirribonucleico), o material hereditário da célula. O núcleo é cercado por uma membrana chamada envelope nuclear, que protege o DNA e separa o núcleo do resto da célula.

Membrana de plasmática

A membrana plasmática é o revestimento exterior da célula. Ele separa a célula do seu ambiente e permite que os materiais entre e saem da célula.

Ribossomas

Ribossomas são organelos que processam as instruções genéticas da célula para criar proteínas. Esses organelos podem flutuar livremente no citoplasma ou estar conectadas ao retículo endoplasmático.