Superpovoamento: corresponde a um descompasso entre as condições socioeconómicas da população e à área ocupada. Isso quer dizer que, superpovoamento não depende apenas da densidade demográfica, mas principalmente das condições de vida da população.

Alguns países com grande densidade demográfica podem não ser considerados superpovoados, enquanto outros com densidade baixa assim o podem ser classificados. Um país pode ser superpovoado mesmo que apresente baixa densidade demográfica. Os Países Baixos (386hab/km²), a Bélgica (336hab/km²) e o Japão (341hb/km²), apesar de serem países densamente povoados, não são considerados superpovoados, visto que suas populações apresentam elevado nível de desenvolvimento socioeconómico e de bem-estar social, considerando a área ocupada.

Em contrapartida, a Índia, que apresenta densidade semelhante (312hab/km²), é um país superpovoado, em virtude do insuficiente nível de desenvolvimento económico e tecnológico de sua população. Recenseamento ou censo: corresponde á colecta periódica de dados estatísticos dos habitantes de um determinado local.