Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os Estados Unidos e a URSS. O desnível entre o poder destas duas superpotências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos, (Capitalismo-USA e Socialismo-URSS).
A URSS foi o país mais favorecido com a reestruturação de fronteiras: ganhou territórios à custa da Finlândia, dos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), da Checoslováquia, da Polónia e da Roménia. A URSS também ocupava a parte oriental da Alemanha e um setor de Berlim. A Polóniasofreu uma deslocação de 200 km para ocidente (cedeu parte da Bielorússia e da Ucrânia à Rússia, mas recebeu parte da Prússia, Dantzig, Silésia e Pomerânia da Alemanha). A Alemanha perdeu mais de 100 mil km2.
As fronteiras dos países europeus foram alteradas. A Itália perdeu as possessões da margem oriental do Adriático, cedendo a península da Ístria à Jugoslávia e Rodes à Grécia. A Roménia cedeu a Bessarábia à Rússia, mas recuperou a Transilvânia da Hungria. A Bulgária perdeu o acesso ao mar Egeu.