Os sistemas administrativos coloniais eram formas de controlar e manter o poder colonial em colônias após o estabelecimento do colonialismo.

As potências colonizadoras da África foram os seguintes: Alemanha, França, Inglaterra, Portugal, Bélgica. Depois de colonizar os países africanos, eles introduziram diferentes formas de administração em suas colônias dependendo do seguinte:

1- A natureza das pessoas nas colônias, como ser cooperativa, militar, forte, fraca, etc.

2- Desafios encontrados durante a aquisição de colônias, por exemplo, por forte resistência, colaboração etc.

3- O carácter do poder colonial. Por exemplo, a Alemanha preferia a regra direta, enquanto a regra indireta preferida britânica e a política francesa de assimilação preferida

Porque o colonialismo adopdou a sua forma de administração no continente Africano?

As razões do estabelecimento do sistema administrativo colonial diferente em África depois que os colonialistas conseguiram derrotar os africanos, foi devido a muitas resistências que os colonialistas enfrentavam enquanto tentavam introduzir o domínio colonial na África e objetivavam:

Alterar a forma ou tradição do sistema de administração africano, manter controlo efetivo da colônia social, política e econômica, aximização do lucro através da exploração colonial, criando um sistema de administração que favoreceu os colonialistas, arantir a paz e a harmonia nas colônias após as resistências durante o estabelecimento do domínio colonial, preparar o ambiente adequado e propício para o estabelecimento da economia colonial e cumprir o acordo alcançado durante a Conferência de Berlim de 1884-1885 sobre a ocupação efetiva de colônias.

Formas de administração coloniais adoptados em África

  1. Administração directa
  2. Administração indirecta
  3. Admiração mista.

Administração directa ou centralizada

Era uma forma de administração colonial que governava os africanos diretamente, substituindo as organizações africanas tradicionais, políticas e administrativas. Os colonizadores estabeleceram uma maquina administrativa copiada daquela existente na metropele.

A regra direta foi adotada principalmente pela Alemanha em colônias como Tanganyika. Namíbia, Camarões e Togo; Também os Português aplicaram a forma directa em suas colônias.

Os Britânicos usaram a administração direta em algumas de suas colónias

 O caso de Zimbabwe

Factores que concorreram para a escolho do sistema administrativo directo no Zimbabwe:

Presença de muitos brancos, muitos recursos disponíveis nas colónias, natureza da colónia africana. Os britânicos decidiram usar a regra direta quando os africanos eram ignorantes, relutantes e não apoiam o domínio indirecto, ausência de fortes estados centralizados, ausência de resistências, ausência de doenças tropicais fez com que os britânicos não buscassem o apoio dos governantes locais.

Características da administração colonial directa ou centralizada

Os chefes locais não tiveram chances nas administrações coloniais, foi muito caro, pois acarretava de muitos custos, enfrentou muitas resistências da África, são era fácil controlar porque o alemão governava os africanos directamente, encarou problemas de comunicação devido a barreiras linguísticas, defrontou-se com problemas de mão-de-obra desde que os alemães eram poucos em número.

Forma de administração Indirecta ou descentralizada nas colónias Africanas
A regra indireta era a forma de sistema administrativo aplicado pelos colonos, especialmente os britânicos, onde os africanos eram governados indiretamente através do apoio de governantes locais

Caracteristicas da administracao Indirecta

Os governantes locais tradicionais foram autorizados a participar da administração colonial implementando as políticas coloniais.

Usavaram governantes locais, ou seja, os chefes locais para implementar políticas coloniais britânicas, os governantes locais africanos (chefes) tiveram chances ou foram autorizados a governar seus companheiros africanos através de ordens e supervisão do governo colonial colonial, forçaram e cobraram impostos as pessoas.

Portanto, os chefes que foram designados para implementar as políticas do governo colonial, foram favorecidos e receberam o seguinte:

  1. Os chefes receberam proteção colonial.
  2. Os chefes receberam bons salários.
  3. Os chefes receberam boas acomodações, por exemplo, casas.
  4. A família dos chefes inclui filhos e filhas que receberam bons serviços sociais, ou seja, educação e os chefes recebeam presentes.

Problemas enfrentados pelos colonos na implementação administração indirecta

Apesar de os colonos terem conseguido governar indiretamente os africanos através de seus governantes locais, eles enfrentaram uma série de desafios, uma vez que o governo indireto introduziu diferentes políticas e sistemas. Na África, que era novo e não existia na África antes, tais como:

  1. A ausência de administração centralizada nas sociedades nigerianas do Nordeste, como Igbo e Yoruba, não foram bem centralizadas, como o califado de Sokoto ou o reino de Buganda, tornando a aplicação da regra indireta muito difícil devido à falta de cooperação e ao apoio dos governantes locais.
  2. Analfabetismo das massas. Algumas das sociedades da Nigéria, como os yoruba e os Abeokuta, que se tornaram independentes em 1893; Por seus analfabetos eles organizaram pessoas para se opor ao domínio indireto.
  3. Políticas britânicas hostis. Algumas das regras indiretas das políticas britânicas, como o trabalho forçado e a tributação, que foram introduzidas para as pessoas eram novas e impopulares, portanto, reagidas pelo povo da Nigéria, especialmente o Igbo.
  4. Resistência dos governantes locais. Alguns dos governantes locais não apoiaram o governo indireto britânico, por exemplo, governantes de Yomba e Abeokuta.
  5. Criação de chefes britânicos de fantoches. A regra indireta enfrentou desafios na Nigéria porque os britânicos decidiram criar seus próprios chefes que foram rejeitados e impopulares, portanto, as pessoas se opuseram contra eles.
  6. Fracas infraestruturas. A ausência de boas infraestruturas, como estradas, ferrovias e telefones portuários, fez com que a falha no acesso à informação.

Forma de administração mista

Existência dos modelos de administração (directa e indirecta). No caso de Moçambique no Sul verificou-se uma administração directa e na zona centro e norte, uma a forma de administração indirecta através das companhias majestáticas e arrendatárias.