Conflito armado ocorrido na região da Indochina entre o Vietname do Norte e Vietname do Sul. A Guerra do Vietnã foi mais uma guerra causada pela Guerra Fria.

A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954. No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas – o Vietcong – enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.

Desde 1860, o Vietnã era uma colônia francesa. Durante a SegundaGuerra Mundial, a região foi ocupada pelos japoneses. Terminada a guerra, os vietnamitas liderados por Ho Chi Minh proclamaram a Independência do Vietnã em 1954, após travarem sangrentos combates contra os franceses.

O governo francês tentando restabelecer a paz no Vietnã, através da “Conferencia de Genebra” dividiu o país em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Ficou acertado ainda que essa divisão seria temporária, em 1956 seria realizadas eleições que reunificaria o país sob um único governo.

O Vietnã do Sul não queria que fosse realizadas essas eleições presidências, pois sabiam que assim como na parte norte, o sul também tinha um grande numero de adeptos ao comunismo. Os Estados Unidos que fez parte da Conferencia de Genebra apoiou a decisão do lider do governo do Vietnã do Sul, “Ngo Dinh Diem”.

Os sul-vietnamitas descontentes com a recusa de seu governo (Vietnã do Sul), formaram um grupo guerrilheiro com a ajuda do Vietnã do Norte. Esse grupo foi chamado de “Vietcongs”.

Em 1960 teve inicio a guerra do Vietnã, onde o Vietnã do Norte de politica comunista aliaram-se aos Vietcongs do sul com o objetivo de unificar o país.

Novamente os Estados Unidos resolveram intervir militarmente em uma guerra na região asiática. Em 1963, o Presidente americano “Lyndon Jonhson”, enviou milhares de soldados para ajudarem o governo do Vietnã do Sul na luta contra os Vietcongs. A China ajudou o Governo do Vietnã do Norte com com suplimentos belicos. Para as Tropas Norte-americanas, a Guerra do Vietnã foi um verdadeiro inferno. A selva do Vietnã foi uma grande aliada aos Vietcongs que se camuflavam entre as árvores, conseguindo pegar os soldados americanos de surpresa.

Faziam parte também do Vietcong mulhreses e crianças, com isso os soldados norte-americanos não conseguiam distinguir os seus inimigos.

Os Estados Unidos na tentativa de acabar com o conflito, utilizaram uma arma química á base de fosforo, a “Bomba Napalm”, que devastava florestas em segundos. O Napalm em contato com a pele das pessoas, provocava terríveis queimaduras.

O Vietnã foi o país mais vitimado por bombardeios aéreos no século XX. Caíram sobre suas cidades, terras e florestas, mais toneladas de bombas do que as que foram lançadas na II Guerra Mundial. Para tentar desalojar os guerrilheiros das matas foram utilizados violentos herbicidas – o agente laranja – que dizimou milhões de árvores e envenenou os rios e lagos do país. Milhares de pessoas ficaram mutiladas pelas queimaduras provocadas pelas bombas de napalm e suas terras ficaram imprestáveis para o cultivo. Em 1973, o exército norte-americano se retirou do Vietnã.

A Guerra do Vietnã acabou em 1975 com a completa vitoria dos Vietcongs apoiados pelo Vietnã do Norte, que uniu os dois países formando a Republica Socialista do Vietnã, de governo comunista. Na guerra do Vietnã morreram cerca de 2 milhões de vietnamitas. Para os Estados Unidos, esta guerra tirou a vida de quase 60 mil soldados norte-americanos.