Situada na península balcânica, na região da Ática, a 5 Km do mar Egeu, apresenta uma paisagem montanhosa entremeada por planícies férteis, cada região recebe uma denominação específica: as regiões de planícies férteis chamavam-se Pédium, regiões montanhosas irregulares e áridas chamavam-se Diácria, as regiões litorâneas chamavam-se Parália.

Mapa de Atenas

A ocupação inicial da região da Ática foi feita pelos Aqueus, posteriormente chegaram os eólios e os jônios, que foram os responsáveis pela fundação de Atenas. Com localização próxima ao mar Egeu e protegida pelas montanhas, Atenas não foi vítima da invasão dos dórios, no final do período homérico, por volta do século X a.C., com a desagregação da comunidade gentílica, o desenvolvimento da propriedade privada e a formação do grupo privilegiado dos eupátridas, ocorreu a unificação das quatro tribos ou demos em torno de um centro político, militar e religioso, erigido na parte mais alta (Acrópole), consolidando a fundação de Atenas.

Na origem lendária, a região da Ática era disputada entre Poseidon e Atena, dominaria a região aquela divindade que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então o cavalo, a Atena o suplantou criando a oliveira, a cidade ganhou então seu nome em função dessa deusa, essa disputa entre os deuses parece estar ligada a uma mudança na população dominante da região em algum momento da sua história antiga.