Refere-se aos países de uma economia primária, desequilibrada e escasseiamento diversificada e por conseguinte com uma série de problemas sociais e políticas implícitas e similares.

Pode se dizer que,os países subdesenvolvidos são aqueles que ainda não alcançaram a maturidade sob ponto de vista político, económico e social.

O Terceiro mundo – foi a expressão utilizada pelo demográfico Francês Sauvy, para designar um conjunto de países de África, da América Latina, e da Ásia que não faziam parte nem do mundo capitalista e nem do mundo socialista, embora a partir da crise do petróleo a expressão entrou em desuso passando se a utilizar países em vias de desenvolvimento.

Surgimento do termo “subdesenvolvido e 3º mundo”

Com o aparecimento do sistema capitalista, os países Europeus empreenderam nos finais do séc. XV, a expansão e a conquista do mundo. A partir do séc. XVI, as riquezas das nações conquistadas em especial o ouro e a prata proporcionaram a primeira grande acumulação de capital. Isto permitiu aos Europeus enriquecidos, transformar as invenções científicas da época em tecnologias novas que revolucionaram os sistemas produtivos e de renascimento á indústria moderna.

Esta indústria por sua vez necessitava de matéria-prima e de mercado e na execução desses dois objectivos formaram-se os grandes impérios coloniais״. Os países Europeus repartiram entre si o planeta, os povos da Ásia, África e América Latina foram subjugados militarmente, as suas economias foram radicalmente mudadas e adoptadas às necessidades das metrópoles. Para justificar este tipo de dominação e exploração criou se a ideologia do racismo que previa a divisão entre o negro e o pobre, o rico e o branco.

Em alguns países como Moçambique, Angola e Trindade e Tobago, o processo da colonização durou cinco séculos e noutros apenas algumas décadas, os países como o Irão e a Tailândia nunca perderam a sua independência formal, mas acabaram por ser vítimas da exploração económica que saqueou e distorceu as suas estruturas produtivas.

Estas são as causas fundamentais da emergência dos chamados países subdesenvolvidos e do terceiro mundo. A partir deste período, o mundo foi regionalizado ou classificado em países do sul (subdesenvolvidos e 3º mundo, devido a localização geográfica pós se encontram no hemisfério sul com a excepção da Austrália e a Nova Zelândia) e países do norte (desenvolvidos ou do 1º mundo, países localizados no hemisfério norte quase todos são desenvolvidos).